Semana do Cérebro

PrintA Semana do Cérebro é uma campanha global de divulgação dos avanços e benefícios resultantes dos estudos em Neurociência, uma iniciativa da DANA Foundation – uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo ampliar o conhecimento em Neurociência. A cada ano, no mês de março, Universidades, Hospitais e outras organizações unem-se durante uma semana, para realizar um esforço coletivo de popularização dos conhecimentos neurocientíficos. Ao redor de todo o mundo acontecem dias de visitas à laboratórios, exposições e palestras sobre o cérebro, campanhas em redes sociais, workshops em salas de aula e muito mais. Em 2014, a Semana do Cérebro chega à sua 19ª edição. No Brasil, é possivel ver a agenda de eventos neste link.

1898707_659583840764851_1017267684_oUm dos objetivos do projeto de extensão Pense Brain! da Universidade Federal do ABC é trazer este movimento global à região da universidade, no ABC. Em parceria com o Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP, o grupo realizará atividades para a Semana nos dias 11 a 22 de março para que sejam ampliados os esforços na divulgação dos conhecimentos em Neurociências. Com o tema “Como lidar com o estresse do dia-a-dia” pretende-se dialogar com a população de diversas faixas etárias, mostrando como é possível ter atitudes saudáveis e uma vida melhor.

Eventos:

Parque Ibirapuera
Data: 15 de março de 2014
Horário: 9h às 17h
Local: Parque do Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana, São Paulo – SP
Dentro do parque: Arena em frente à ponte de ferro
Público-alvo: População de todas as idades
Custo: Evento gratuito, não há necessidade de inscrição.
Atividades: tarefas de memória, meditação e relaxamento (adultos), contação de histórias e atividades de pintura (crianças). Todas as atividades serão acompanhadas por docentes e alunos de graduação e pós-graduação, com explicações sobre as bases neurais e a anatomia do sistema nervoso.

Exibição de filme com debate: ”Uma mente brilhante“ (A Beautiful Mind – EUA – 2001)
Data: 18 de março de 2014
Horário: 17h às 19h
Local: Auditório 003, bloco Beta, SBC

Exibição de filme com debate: “Brilho eterno de uma mente sem lembranças” (Eternal sunshine of the spotless mind – EUA – 2004)
Data: 21 de março de 2014
Horário: 14h às 16h
Local: Anfiteatro 107-0, bloco A, SA

Parque Regional da Criança
Data: 22 de março de 2014
Horário: 9h às 17h
Local: Parque Regional da Criança, Av. Itamarati, 536 – Parque Jaçatuba – Santo André – SP
Dentro do parque: a definir
Público-alvo: População de todas as idades
Custo: Evento gratuito, não há necessidade de inscrição.

Estão todos convidados, levem suas crianças!

Ajudem na divulgação!