Sessão “O que é?” – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

Por Alisson Ortega

O TDAH é um distúrbio biológico relacionado ao sistema nervoso central. Neste transtorno são notadas alterações na região frontal do cérebro, bem como na sua comunicação com demais regiões do cérebro. Os principais neurotransmissores envolvidos nesta patologia são a dopamina e a noradrenalina.

Calvin

Estudos mostram carga genética relacionada a ocorrência do TDAH, ou seja, se os pais possuem este distúrbio a chance de os filhos apresentarem déficit de atenção é maior. No entanto o consumo de álcool durante a gravidez pode levar a alterações na região frontal do cérebro e pesquisas apontaram que mães que abusaram de álcool durante a gravidez tem maior probabilidade de dar a luz a filhos com sintomas do TDAH, como hiperatividade e desatenção.

Os sintomas gerais da patologia são a desatenção, hiperatividade e a impulsividade. Em crianças com TDAH normalmente os meninos são mais hiperativos e impulsivos, mas a desatenção é igual entre ambos sexos. As crianças não conseguem ficar paradas muito tempo em um mesmo lugar, principalmente os meninos, isso reflete problemas escolares, pois o aluno não foca sua atenção à aula em muitos momentos e pode errar questões simples por desatenção, além disso apresentam impulsividade, respondendo questões antes do momento apropriado ou não tendo paciência de esperar a sua vez.

Os adolescentes diagnosticados com este distúrbio possuem problemas de comportamento e adultos são esquecidos e inquietos, com dificuldades de organização e planejamento de tarefas diárias, além disso podem apresentar outros problemas associados ao TDAH, como uso de drogas ou doenças como ansiedade e depressão.

O diagnóstico em crianças e adolescentes é realizado por um médico, baseando-se nos sintomas, sendo que alguns desses sintomas devem estar presentes na criança antes dos 7 anos de idade e em pelo menos 2 locais diferentes, além disso esses sintomas devem atrapalhar, de alguma forma, a vida da criança, seja na escola ou em casa e pela verificação de comorbidades. No caso do diagnóstico de adultos alguns sintomas devem estar presentes, pelo menos, desde os 12 anos.

O tratamento do TDAH normalmente é feito com medicamento e terapia psicológica. Alguns dos medicamentos utilizados são estimulantes ou antidepressivos; entre eles se destaca, principalmente, o estimulante conhecido pelo nome comercial de ritalina.