Chocolate, um prazer que pode ser mais saudável do que você imagina…

Por Camila Amaral Passos

Cientistas mostraram que benefícios do chocolate envolve aumento na capacidade cognitiva. O chocolate muitas vezes é considerado como inimigo. Inimigo da dieta, inimigo da boa alimentação, e em algumas vezes, inimigo da saúde. Será mesmo?

chocobrain-jpg-20160323

Pesquisadores da Universidade de L’Aquila, na Itália, apresentaram um estudo onde adultos com comprometimento cognitivo leve (mild cognitive impairment – MCI, em inglês), que consumiram dosagens específicas de flavonoides de cacau tiveram um aumento significativo na capacidade cognitiva. Flavonoides são compostos químicos que se comportam como antioxidantes, e que se consumidos na quantidade correta, possuem benefícios para o corpo humano.

O estudo comprova que consumir flavonoides de cacau como parte de uma dieta balanceada, em uma quantidade apropriada, pode aumentar a capacidade cognitiva. Os pesquisadores utilizaram 90 idosos com MCI para o estudo. Escolhidos aleatoriamente, alguns tomaram 900mg (dose alta), outros 520mg (dose média) e outros tomaram 45mg (dose baixa) de uma bebida contendo os flavonoides de cacau por 8 semanas. Também foram instruídos a não consumirem flavonoides através de outras fontes, como em maçãs, uva e vinho tinto.

chocolate

Depois, os idosos foram submetidos a testes cognitivos, onde os que tomaram a maior dose tiveram resultados muito melhores nos testes, e mesmo os que tomaram a dose média e a dose baixa tiveram melhoras nos resultados também. Os idosos tiveram maior habilidade em questões de memória, em tarefas gerais, memória verbal, respostas motoras, e a resistência à insulina e a pressão sanguínea também diminuíram nos grupos que consumiram as doses alta e intermediária.

Porém, isso não significa que devemos sair comendo chocolate por aí, já que ele pode ter altos níveis de gordura e calorias. Segundo outro estudo dos mesmos pesquisadores, o ideal é utilizar o chocolate amargo (com pelo menos 80% de cacau), pois ele contém a maior quantidade de flavonoides. Por isso, quando bater aquela vontade de comer um chocolate, por que não trocar o chocolate ao leite por um quadradinho de uma barra de chocolate amargo? Sua saúde agradece e seu paladar também!

Referências

Grassi, Davide, et al. “Protective effects of flavanol-rich dark chocolate on endothelial function and wave reflection during acute hyperglycemia.”Hypertension 60.3 (2012): 827-832.

Desideri, Giovambattista, et al. “Benefits in Cognitive Function, Blood Pressure, and Insulin Resistance Through Cocoa Flavanol Consumption in Elderly Subjects With Mild Cognitive Impairment The Cocoa, Cognition, and Aging (CoCoA) Study.” Hypertension 60.3 (2012): 794-801.