Cães também sentem ciúmes

Por Gabriela Mariana Alves

Não fique bravo só com sua namorada por ela ser ciumenta.

A função do ciúme é quebrar uma ligação ameaçadora para proteger seu relacionamento, fazendo com que o “ser” ciumento busque atenção da figura de apego e aja agressivamente, principalmente contra o intruso.

jealous dog

Em um pesquisa aprovada pela University of California, proprietários e cães foram recrutados para avaliar os comportamentos ciumentos dos cães. O teste foi similar ao usado para avaliar o ciúme em bebês de 6 meses de idade.

Trinta e seis cães de porte pequeno foram testados e filmados enquanto seus donos os ignoraram e interagiram com um cachorro de pelúcia que latia e abanava o rabo, uma abóbora de Halloween ou um livro que infantil que tocava musicas.  O critério de tamanho dos cães foi usado devido a possibilidade de que a o ciúmes resultaria em agressão e cães pequenos poderiam ser mais facilmente controlados.

Para o bebê humano, o ciúme é acompanhado não só pelo efeito negativo, mas também pelo elevado interesse e atenção para com a mãe enquanto ela está interagindo com o que parece ser uma outra criança. Pesquisadores da University of California encontraram efeitos similares em cães, que contemplaram jealousysignificativamente mais os seus proprietários e os objetos nas condições em que o proprietário estava exibindo carinho para com um objeto em relação à condição de leitura de controle em voz alta. Cães ainda foram significativamente mais propensos a choramingar, empurrar ou tocar os seus proprietários e o objeto na condição ciúme relativa que a abóbora de Halloween  ou condições de livros.

Os pesquisadores sugerem que a longa domesticação dos cães podem ter feito eles adquirirem habilidades sociais similares aos humanos, ou que o ciúmes pode ser uma característica de diversas outras espécies na cadeia evolutiva:  “Uma possibilidade é que o ciúme evoluiu em espécies que têm vários dependentes jovem que simultaneamente competem por recursos parentais, como alimentos, atenção, cuidado e carinho”.

Já pensou um leão com ciúmes? E você aí reclamando da sua namorada….

————————————————————————————-

Referências:

Christine R. Harris,Caroline Prouvost (2014); Jealousy in Dogs. PLoS ONE 9(7): e94597. doi:10.1371/journal.pone.0094597