Pesquisadores

PROFESSORAS

Maria Teresa Carthery-Goulart 
Fonoaudióloga pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1996), pós-doutorado no Medical Research Council – Cognition and Brain Sciences Unit, Cambridge, Reino Unido (2008). Tem experiência na área de Linguagem Oral e Escrita, Memória e Atenção. Coordena o Grupo de Estudos em Neurociência da Linguagem e Cognição (GELC – UFABC).
http://lattes.cnpq.br/6386580427473490
Katerina Lukasova 
Psicóloga formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento. Doutorado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Possui interesse em desenvolvimento infantil, distúrbios de desenvolvimento e de aprendizagem com enfoque na Dislexia do desenvolvimento. Interesse em avaliação neuropsicológica e desenvolvimento de jogos digitais para educação.
http://lattes.cnpq.br/7551030326740647
Maria Cristina Micelli Fonseca
Professora Associada do Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução (DELILT) e do PPG em Estudos da Tradução (POET) da UFC. Possui mestrado e doutorado em Linguística pelo PPG em Linguística USP. É graduada em Letras-Inglês pela PUC-SP. Faz parte do Laboratório de Ciências Cognitivas e Psicolinguística, da UFC, e do Grupo de Pesquisa Processamento da Linguagem de Bilíngues e Multilíngues (UFC/CNPq) da mesma universidade. No momento, investiga o Acesso Lexical e o Benefício do Pré-processamento Parafovial na leitura de monolíngues e bilíngues consecutivos, falantes do Português do Brasil como L1, e inglês ou espanhol como L2 na PPG em Neurociência e Cognição da UFABC.
http://lattes.cnpq.br/7404037721769948

DOUTORANDOS

Juliana Machado 
Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Concluiu o mestrado em 2015, pelo programa de Neurociência e Cognição, no Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC.  Pesquisas sobre o efeito de priming no processamento de verbos.
Roberta Roque Baradel 
É Mestre em Linguística, graduada em Linguística, Letras (licenciatura plena e bacharelado) e Pedagogia. Atualmente é aluna do programa de pós-graduação em Neurociência e Cognição da UFABC, pesquisando o uso e o funcionamento de memória semântica de verbos em idosos cognitivamente saudáveis.
http://lattes.cnpq.br/6046988366918716
Dayse da Silva Souza
Fonoaudióloga pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Neurociência Cognitiva e Comportamento pelo PPGNeC. Doutoranda no Projeto de Correlatos Neurais do reconhecimento na UFABC. Tem experiência em Audição e hormônios, Zumbido, Eletroencefalograma, Neuromodulação com enfoque na Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua.
http://lattes.cnpq.br/1340954069000490
Camilo Ernesto Subenko Olalla Doutorando em Neurociência e Cognição pela UFABC. Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (2009) e Psicologia pela Universidade Cruzeiro do Sul (2015). Tem experiência na área de Filosofia, Educação, Psicologia e pesquisa relacionada a cognição. Ambições profissionais e acadêmicas com ênfase em Neurociência, Psicologia, cognição e games.
http://lattes.cnpq.br/4572639236701483

MESTRANDOS

Bruce Martins de Santana
Psicólogo pela Universidade Cruzeiro do Sul. Trabalhou como auxiliar no Laboratório de Psicologia Experimental durante as atividades práticas. Monitor das disciplinas de Análise do Comportamento e Neurofisiologia. Fez IC sobre escolha de abordagem clínica em Psicologia. Atualmente é Mestrando do PPG de Neurociência e Cognição da UFABC. Realiza pesquisa com Eye-Tracking e fMRI em parceria com o Instituto de Radiologia do HC.
http://lattes.cnpq.br/2471815252519174
Brenda Miura Lunardi
Bacharel em Ciência e Tecnologia (2016) e em Neurociência (2018) pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Atualmente é aluna de Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica pela UFABC e mestranda do programa de Neurociência e Cognição (PPGNC) pesquisando sobre aquisição de leitura e escrita, com análise de movimentação ocular e fNIRS.
http://lattes.cnpq.br/7200199212058934
Diego Siqueira de Lima Teixeira
Mestrando do programa de Neurociência e Cognição, no Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC. Sua pesquisa se refere a utilização do jogo Kalulu visando avaliar o efeito na prontidão para a alfabetização em crianças de 05-06 anos em vulnerabilidade socioeconômica.
http://lattes.cnpq.br/7633506396515360
Carin Gorescu Caldeira
Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede pública de Santo André, com pós graduação lato-sensu em Gestão escolar. Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1995), graduação em Farmácia e Bioquímica Modalidade Análises Clínicas pela Universidade de São Paulo (1999) e mestrado em Farmácia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas (2004).
http://lattes.cnpq.br/3209315220765357

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Katarina Duarte Fernandes
Bacharela em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Atualmente é aluna do Bacharelado em Neurociência e da Licenciatura em Matemática pela UFABC. Tem como projeto de pesquisa o estudo da memória durante o envelhecimento saudável e o efeito de treinos cognitivos através de testes psicofísicos e neuropsicológicos.
http://lattes.cnpq.br/8176436762457888
Naími Moreira Nobre Leite
Bacharela em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC. Aluna do Bacharelado em Neurociência da UFABC. Pesquisa sobre a aquisição de habilidades de leitura e escrita em crianças com desenvolvimento típico, com análises de fNIRS e de Eye-tracker.
http://lattes.cnpq.br/6594289642390519
Juliane Kristiane Lima
Graduada em Psicologia (2015) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Bacharel em Ciência e Tecnologia (2018) pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Atualmente é aluna de do Bacharelado em Neurociência e do Bacharelado em Ciência da Computação pela UFABC. Interesse nas áreas de neurociências, neurodesenvolvimento, avaliação e reabilitação neuropsicológica.
Tatiana Suemi Anglas Tarumoto
Bacharela em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Aluna do Bacharelado em Neurociência da UFABC. Tem como projeto de pesquisa a análise do movimento ocular em adultos com dislexia do desenvolvimento com o uso integrado de RMf e Eyetracking, com o objetivo de obter uma maior compreensão acerca da relação entre o padrão comportamental e neurofuncional.
http://lattes.cnpq.br/6048297135685031
Isabel Bender
Graduanda no Bacharelado de Ciências da Tecnologia da Universidade Federal do ABC (UFABC). Iniciou sua pesquisa no programa PDPD da universidade com enfoque em tomada de decisão em animais. Atualmente atua na área de psicolinguística e Eyetracking.


Victor Hugo da Silva
Aluno do Bacharelado em Ciências e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Monitor no projeto de Monitoria Inclusiva, a partir do acompanhamento à Pessoas com Deficiência (PCD), e aluno de Iniciação Científica (IC) na área da cognição com foco no rastreamento ocular em crianças com Transtorno do Espectro Autista.

COLABORADORES E EGRESSOS

Maria Alice de Mattos Pimenta Parente.
Fonoaudióloga, doutora em Psicologia, com pós-doutorados em Neuropsicologia no Canadá, França e China. Atualmente trabalha na UFABC como Professora Visitante Sênior.
Edgard Pereira Neves.
Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Mestre pelo PPG em Neurociência e Cognição da UFABC.
Carlos Fernando de Araújo Ramos
Bacharel em Ciência e Tecnologia e em Neurociência pela UFABC, com período sanduíche na Universidade de Aveiro, em Portugal. Mestre em Neurociência e Cognição pela UFABC.
Adriana Silva de Araújo
Graduada em Pedagogia e Fisioterapia, Especialista em Neurologia Infantil e Fisiologia Humana. Mestre do PPG em Neurociência e Cognição da UFABC.
Henrique Salmazo da Silva
Gerontólogo pela USP, Mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP e Doutor em Neurociência e Cognição pela UFABC. 
Marina Fernandes Neves Lameira
Bacharela e Licenciada em Língua e Literatura Portuguesa e Alemã pela USP, com intercâmbio na Alemanha. Mestre pelo  PPG em Neurociência e Cognição da UFABC.
Carolina Sanches Piaia
Bacharel em Ciência e Tecnologia pela UFABC. Licenciatura em Matemática pela UFABC. Mestre do programa de PPG  em Neurociência e Cognição da UFABC.
Livia Mendonca Munhoz Dati
Formada em gerontologia pela EACH/USP. Mestre em fisiopatológico experimental pela FM/USP e Doutora em fisiologia humana pelo ICB/USP.
Natália Gasperoni Pires
Aluna do Bacharelado em Ciência e Tecnologia e Bacharelado em Neurociência pela Universidade Federal do ABC (UFABC).
Elaine Cristina de Barros Torresi
Graduada em Ciência e Tecnologia pela UFABC e Odontologia da USP. Mestre em Neurociência e Cognição na UFABC.
Paulo Fernandes Proglhof
Aluno do Bacharelado em Ciência e Tecnologia com ênfase em Neurociência como especialização na UFABC.
Amanda Bachega Casadei   
Aluna do Bacharelado em Ciência e Tecnologia e Bacharelado em Neurociência pela Universidade Federal do ABC (UFABC).

2 comentários em “Pesquisadores”

  1. Olá, sou aluna da computação da UFABC, tenho interesse em fazer pesquisa na área, gostaria de um contato para ter mais informações sobre como ingressar na pesquisa.
    Obrigada.

    1. Boa tarde Lorena,

      É só entrar em contato com umas das professoras responsáveis pelo grupo. A professora Teresa (teresa.carthery@ufabc.edu.br) ou a Professora Katerina (katerina.lukasova@ufabc.edu.br).

      Desculpe a demora. A pandemia não ajuda.

      Att.
      GELC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *