Ativamente

O projeto ATIVAMENTE UFABC, desde 2014, atua na comunidade local incentivando a população idosa na prática de treino cognitivo como um meio de lidar com as mudanças cognitivas típicas do envelhecimento e prevenir  doenças mentais, retardando sua instalação ou prevenindo fatores que favorecem seu início como a depressão. Incentivando do processamento contextualizado das informações e o uso das  estratégias propostas procuram potencializar os processos de codificação e resgate dos conteúdos armazenados na memória de longo prazo.

Temos como objetivo desenvolver um treino com estratégias mnemônicas voltadas ao dia a dia da população idosa da comunidade local com enfoque na memória; proporcionar o exercício de novos papéis sociais e trocas intergeracionais de conhecimentos; promover a divulgação do conhecimento científico para a comunidade e verificar o efeito das diferentes estratégias cognitivas.

Todo ano oferecemos de 2 a 4 turmas de oficina, com 30 vagas cada, direcionada à idosos cognitivamente saudáveis, a partir dos 60 anos, sem limite superior de idade. A oficina tem duração de 8 semanas com encontros semanais de 2 horas.

Cada módulo procura desenvolver diferentes estratégias para o treino de memória, com apostilas específicas com atividades para serem realizadas em casa para reforçar o treino iniciado em sala, além de textos de divulgação científica englobando assuntos envolvendo memória, envelhecimento e saúde.

Os participantes ainda realizam teste cognitivo antes e após as oficinas a fim de verificar sua melhora.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *