Estrutura do Programa

As disciplinas do programa, tanto as obrigatórias, como as optativas, foram planejadas com intuito de fornecer ao aluno uma sólida formação interdisciplinar. O aluno de mestrado necessita completar 72 créditos em disciplinas. Destes, 36 créditos referem a 3 disciplinas obrigatórias; os outros créditos podem ser obtidos cursando disciplinas de forma livre entre as disciplinas oferecidas por este programa. Outras disciplinas (como as oferecidas por outros programas, inclusive de fora da UFABC) podem ser reconhecidas após apreciação da Coordenação do programa.

As disciplinas obrigatórias do programa são:

  • Métodos Quantitativos em Neurociência
  • Neurociência
  • Ciência Cognitiva

As disciplinas optativas do programa são:

  • Comunicação Celular no Sistema Nervoso e Psicofarmacologia
  • Desenvolvimento Neural e Cognitivo
  • Dinâmica de Populações Neurais
  • Filosofia da Mente e da Neurociência
  • Funções Cognitivas Superiores
  • Memória e Aprendizagem
  • Métodos e Modelos Psicofísicos
  • Neurociência Teórica e Computacional
  • Neurodegeneração e Neurofarmacogenética
  • Neuroinformática
  • Psicopatologia e Neuropsicologia
  • Sistemas Cognitivos Artificiais
  • Sistemas Sensoriais e Percepção
  • Tópicos em Neurociência e Cognição
  • Neurociência da Linguagem (nova)
  • Seminários em Neurociência e Cognição (nova)

O cronograma de oferecimento de disciplinas em cada período letivo será determinado pela coordenação do programa, de modo que nem todas as disciplinas do elenco acima serão oferecidas neste ou no próximo ano.

A ementa das disciplinas do programa está disponível em PDF através deste link.
Além disso, a descrição das disciplinas obrigatórias está também disponível abaixo.


MÉTODOS QUANTITATIVOS EM NEUROCIÊNCIA – Obrigatória – 12 Créditos

Ementa: Esta disciplina tem como objetivo introduzir os principais métodos quantitativos utilizados na área de cognição. Serão tratados os seguintes tópicos, em conjunto com os métodos quantitativos utilizados em sua análise: (1) introdução à análise de sinais neurais: teoria da informação, filtros de sinais e análises espectrais; (2) introdução à modelagem computacional e matemática de redes neurais; e (3) análise de dados: inferência de máxima verossimilhança e Bayesiana, modelos lineares gerais e generalizados e análise de variância. Será discutida criticamente ainda a capacidade da abordagem quantitativa de responder as principais questões em aberto nas ciências cognitivas.

Bibliografia: Peter Dayan and L. F. Abbott, Theoretical Neuroscience: Computational and Mathematical Modeling of Neural Systems, MIT Press, 2001.
Jerrold H. Zar, Biostatistical Analysis, 5th Edition, Prentice Hall, 2009.
Wim van Drongelen. Signal Processing for Neuroscientists: An Introduction to the Analysis of Physiological Signals. Academic Press. 2006.

NEUROCIÊNCIA – Obrigatória – 12 Créditos

Ementa: O objetivo desta disciplina é aprofundar o conhecimento dos alunos nos elementos fundamentais da neurociência e oferecer uma visão sistêmica dos principais mecanismos neurais. Neurobiologia celular; neuroanatomia básica; sistemas sensoriais; sistemas motores; sistema nervoso autonômico; filosofia da neurociência e ética relativa ao uso de animais na pesquisa.

Bibliografia: E. Kandel, J. Schwartz e T. Thomas. Principles Of Neural Science. McGraw Hill, 2000.
Michael S. Gazzaniga, Richard B. Ivry, George R. Mangun. Cognitive Neuroscience: The Biology of the Mind. W. W. Norton & Company. 2008.

CIÊNCIA COGNITIVA – Obrigatória – 12 Créditos

Ementa: Esta disciplina visa a aquisição de ferramentas teóricas e práticas no estudo de sistemas cognitivos com ênfase em modelos funcionais. Arquitetura de sistemas cognitivos; cognição como processamento de informação; modelagem de sistemas cognitivos; inteligência natural e artificial; evolução cognitiva; cognição social; questões filosóficas e éticas relativas à cognição em sistemas biológicos e artificiais.

Bibliografia: Michael S. Gazzaniga, Richard B. Ivry, George R. Mangun. Cognitive Neuroscience: The Biology of the Mind. W. W. Norton & Company. 2008.
Luca Tommasi, Mary Peterson e Lynn Nadel. Cognitive biology. The MIT Press. 2009.

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