Data: 21/10/15 (Quarta-Feira)
Hora: 12h50
Local: Bloco Beta, Auditório A005 (campus São Bernardo do Campo)
Palestrante: Dr. Tárcio Teodoro Braga
Seminário:
Papel de Receptores da Imunidade Inata, em especial do NLRP3, no Desenvolvimento da Encefalopatia Autoimune Experimental (EAE)
As respostas inflamatórias são iniciadas pela ativação da imunidade inata pelos receptores de sinais de perigo. Alguns desses receptores incluem os NLR (Nucleotide-binding domain, leucine-rich repeat containing protein), caracterizados por sua localização intracitoplasmática e pelo reconhecimento de padrões moleculares.
A sinalização de NLR, em especial o NLRP3, a sinais de perigo derivadas do dano tecidual, indica que existe uma ligação entre o sistema imune inato e a manutenção da homeostase do organismo.
A palestra apresentará resultados de estudos recentes envolvendo a ativação de NLRP3 no desenvolvimento da Encefalomielite Autoimune Experimental (EAE), o modelo animal usado para o estudo da esclerose múltipla (MS), doença que causa inflamação e desmielinização do sistema nervoso central (SNC).
Tárcio Teodoro Braga
Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro-UFTM (2008), doutorado em Ciências, na área de Imunologia e orientado pelo professor Niels Olsen Camara na Universidade de São Paulo-USP (2014), estágio na University of Maryland-UMD (2011) e na University of California San Francisco-UCSF (2012).
Atualmente desenvolve pós-doutorado na USP-SP, e investiga os mecanismos celulares e moleculares da ativação do inflamassoma NLRP3.
Confira o local no mapa <https://www.google.com.br/