Data: 07/10/15 (Quarta-Feira)
Hora: 12h50
Local: Bloco Beta, Auditório A005 (campus São Bernardo do Campo)
Palestrante: Prof. Dr. Bruno Duarte Gomes
Seminário:
Inativação do Campo Ocular Frontal usando Optogenética: perspectivas para o estudo da atenção visual
O campo ocular frontal (FEF – frontal eye fields) é uma área do córtex pré-frontal presente em todos os primatas. Possui uma representação retinotópica e campos receptores com razoável organização. Tem sido demonstrado através de vários estudos empregando estimulação elétrica, inativação e registros eletrofisiológicos que FEF tem papel fundamental na produção de movimentos oculares planejados (sacadas). Ou seja, no olhar direcionado a objetos cuja identificação é relevante ao desempenho adaptativo.
O papel fundamental do FEF na atenção visual, marcadamente na atenção direcionada por características, é também bem conhecido. Em especial, na modulação top-down de áreas visuais diretamente envolvidas na atenção visual como a área cortical V4 e áreas subcorticais como colículo superior e núcleo pulvinar do tálamo. De fato, devido ao papel do FEF nos movimentos oculares planejados e atenção visual, vários autores encontram dificuldade em classificar o campo ocular frontal como área motora ou sensorial.
A palestra apresentará um dos primeiros resultados comportamentais e eletrofisiológicos para aplicação da optogenética em primatas não humanos usando uma Halorodopsina chamada de Jaws (extraída de Halobacterium salinarum) com pico de máxima absorbância no vermelho do espectro e que corresponde a uma bomba de cloro. Os resultados foram obtidos a partir da inibição do campo ocular frontal em pontos de FEF adjacentes a áreas onde a Jaws foi injetada. Serão também discutidas perspectivas para a ampliação da técnica no estudo da modulação top-down sob influência de FEF.
Bruno Duarte Gomes
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2000), mestrado (2005) e doutorado em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará (2009) sob orientação do Prof. Dr. Luiz Carlos de Lima Silveira. É membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências para o quinquênio 2012 a 2016.
Atualmente é pesquisador visitante no McGovern Institute for Brain Research no Massachusetts Institute of Technology e é Professor Adjunto no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará, Belém, PA.
Confira o local no mapa <https://www.google.com.br/