Data: 14/10/15 (Quarta-Feira)
Hora: 12h50
Local: Bloco Beta, Auditório A005 (campus São Bernardo do Campo)
Palestrante: Prof. Dr. Ronald Ranvaud
Seminário:
Bases neuroetológicas do comportamento musical de seres humanos
Emissões sonoras ocorrem em muitas espécies de vertebrados, atingindo elevados níveis de complexidade, por exemplo, em aves (Oscines) e em cetáceos. As emissões sonoras em seres humanos, porém, apresentam características qualitava e quantitativamente destacadas no reino animal, a ponto de serem frequentemente critério de separação entre humanos e outros animais.
Os comportamentos, interligados, que envolvem a emissão funcional de sons em humanos são falar, cantar e usar ferramentas na produção de música. Muito fértil no estudo de emissões sonoras, tanto em humanos como em outros animais, é uma abordagem neuroetológica, pela qual as origens filo e ontogenéticas do comportamento são reconstruídas, conforme um esquema originalmente proposto por Niko Tinbergen, merecedor de prémio Nobel em 1973. Fundamentalmente, trata-se de focalizar tanto as origens últimas (função e trajetória evolutiva) como as origens próximas (mecanismos fisiológicos e ontogenia) do comportamento. Tal abordagem fornece uma oportunidade interessante de estruturar um arcabouço sólido para estudos de cognição musical, a exemplo de projetos atuais desenvolvidos na UFABC.
Ronald Ranvaud
Possui graduação em Física – Universidade de Oxford (1967) e doutorado em Física – Brown University (1973). Depois de cinco anos no Instituto Max Planck para o estudo da Física do Estado Sólido (1973-1978), atuou em pesquisa aplicada por dez anos no Instituto de Pesquisas Espaciais em São José dos Campos (1978-1988).
Atualmente é professor doutor, no Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Fisiologia do Comportamento, com ênfase em Processos Perceptuais e Motores, atuando principalmente nos seguintes temas: orientação e navegação em aves e seres humanos; atenção, distribuição da atenção no campo visual, cronometria mental, integração visuo-motora, com ênfase em aplicações ao esporte, à ergonomia cognitiva e conforto, e à compreensão da importância da música na vida de seres humanos.
Confira o local no mapa <https://www.google.com.br/