Mini-Simpósio “Neurociência e Cognição Musical: Criatividade e Performance”

Screen Shot 2018-07-29 at 4.17.54 PM

No dia 6 de agosto de 2018, foi realizado no Auditório 1 do Bloco Beta (UFABC/SBC) o Mini-Simpósio “Neurociência e Cognição Musical: Criatividade e Performance”. Nesse evento científico gratuito e de edição única foram apresentados alguns dos resultados mais recentes no campo da pesquisa em neurociência cognitiva da música. O evento contou com a participação de pesquisadores da University of Southern California e das Universidades Federais do Paraná, Pará e ABC. Foram abordados temas sobre criatividade, performance musical em conjunto e expressão musical de emoções. Um público de 190 pessoas prestigiou o encontro, entre eles alunos, pesquisadores e acadêmicos de dentro (31%) e de fora (69%) da UFABC, muitos dos quais oriundos de outros estados brasileiros.

O evento, que incluiu a participação especial do Coro da UFABC, foi coordenado pela Profa. Patrícia Vanzella e pelo Prof. Yossi Zana – ambos do Centro de Matemática, Computação e Cognição – e contou com o apoio de uma equipe de alunos em sua organização. O Mini-Simpósio foi uma realização conjunta do Projeto Neurociência e Música na UFABC, do Núcleo Interdisciplinar em Neurociência Aplicada, do Bacharelado em Neurociência e do Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição.

Acesse AQUI seu certificado de participação.

—————————————————————

PROGRAMA:

12h50:
João R. Sato (UFABC)

13h00:
Improvisação vocal, sincronização
ritmica e pró-sociabilidade em jovens músicos: Implicações para o desenvolvimento musical humano
Beatriz Ilari (University of Southern California)

14h00:
Comunicação de emoções entre músico e ouvinte: Mecanismos cognitivos subjacentes
Danilo Ramos (UFPR)

14h50:
Coffee break

15h10:
Coro da UFABC
Regente: Maestro Roberto Ondei

15h30:
Evidências neurais dos papéis de líder e de seguidor em duos de violinistas
Patricia Vanzella (UFABC)

16h20:
Processos psicológicos da criação: Algumas fontes operantes da criatividade e suas interfaces com as neurociências
Hernando Borges Neves Filho (UFPA)

Acesse aqui o folder com todas as informações sobre o evento.

CLIQUE AQUI PARA VER FOTOS DO EVENTO

Coordenadores: Profa. Dra. Patricia Vanzella  e Prof. Dr. Yossi Zana
Apoio: Bianca dos Santos, Bruna Oliveira, Gabriela Silva, Giulia Ventorim, Gloria Santucci, Guilherme Delmolin, Gustavo de Almeida, Luisiana França Passarini, Steven Lugo e Yasmin dos Anjos