Reuniões

O Journal Club é o encontro do grupo para discussões e apresentações sobre os tópicos atuais em Neurociência da Linguagem. As pautas das reuniões são diversas e incluem a discussão de artigos voltados à pesquisa científica com a linguagem, neurociência e ciências cognitivas, além de discussões sobre os projetos em andamento.

IMPORTANTE: as reuniões abertas  serão, as 3ª feiras a partir das 12h30 às 13h50, no Prédio Delta, na sala 265, no campus de SBC , presencial e  conferência virtual. Em breve disponibilizaremos os artigos com links.

Calendário 2024- Quadrimestre 1 – Reuniões abertas ao público externo.

Data/ Reuniões Abertas 12h30 às 13h50

Responsável

Artigo/ Material

27/02

Abdo Carin

Structure of Working Memory in Children From 3 to 8 Years Old


https://doi.org/10.1037/dev0001385

12/03 Reunião cancelada devidos aos eventos da Semana do Cérebro
26/03 Guilherme Delmolin Understanding children’s reading activities: Reading motivation, skill and child characteristics as predictors.

link: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/1467-9817.12060
09/04 a confirmar a confirmar
23/04 Victor Hugo An integrated EEG and eye-tracking approach for the study of responding and initiating joint attention in Autism Spectrum Disorders

link: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5648821/

Calendário 2023 – Quadrimestre 3 – Reuniões abertas ao público externo

Data/ Reuniões Abertas 12h30 às 13h50

Responsável

Artigo/ Material

26/set

Camilo Olalla

Consciência fonológica e Nomeação predizem leitura?


https://doi.org/10.1080/10888438.2018.1510936

10/ out

Prof Maria Cristina e Iana

Apresentação de trabalho submetido para Abralin
Avaliação da leitura de universitário medida pela qualidade lexical e processamento parafoveal”

24/out

————–

Simpósio do PPGNC e NINA

NÃO HAVERÁ REUNIÃO DO GELC

07/nov(CANCELADO)

Nova data:

14/nov

Raoni da Silva Santos

Funções executivas em crianças
Structure of executive functions in typically
developing kindergarteners


DOI: https://doi.org/10.1016/j.jecp.2015.07.005

21/nov

Vander Pereira da Silva

Funções executivas

“Unity and Diversity of Executive Functions: Individual Differences as a Window on Cognitive Structure”

 DOI: 10.1016/j.cortex.2016.04.023
5/dezVictor Hugo Sinais neurais e autismo

“Looking for “fNIRS Signature” in Autism Spectrum: A Systematic Review Starting From Preschoolers “

DOI: 10.3389/fnins.2022.785993

Reuniões de 2023 Quadrimestre 2

Data/ Reuniões Abertas 12h30 às 13h50

Responsável

Artigo/ Material

06/jun

Isabel Bender

Preview bennefit e eye tracker, 

doi: https://doi.org/10.1002/dys.1721

20/ jun

Camilo Olalla

Uso da Inteligência artificial no meio acadêmico. 

04/jul

Abdo Carin

Memória de trabalho verbal em crianças e fnirs

doi: https://doi.org/10.1002/brb3.2895

18/jul

Andrea Azevedo

Música e alfabetização

doi: https://doi.org/10.1177/00222194231157722

 

01/ ago

Felipe Bezerra

Multilinguismo

doi: https://doi.org/10.1111/lang.12437

  
15/agoMariela Vitória

Análise de leitura em universitários

2020_EPC22.pdf (anpcont.org.br)

 

Calendário 2023 – Quadrimestre 1

Data/ Reuniões Abertas 12h30 às 13h50

Responsável

Artigo/ Material

28/ fev

Vinicius Miranda

FNIRS developing reading ability

doi:  10.1111/desc.13041

14/ mar

Vinicius Miranda

FNIRS developing reading ability (continuação da discussão, a partir dos resultados)

doi:  10.1111/desc.13041

28/ mar

Katarina Duarte Fernandes

Cognição matemática

doi:  10.3389/fpsyg.2021.709448

11/ abr

Carin Caldeira

Habilidades de Escrita

doi: 10.1080/02643294.2017.1367654

25/ abr

Felipe/ Juliana/ Louise

Bilinguismo

doi: https://doi.org/10.1017/S1366728920000826

 

02/ mai

Encerramento do Quadrimestre 1

   

Calendário 2021 – Quadrimestre 1

DataResponsávelArtigo/Material
19/fevTodosATUALIZAÇÃO
26/fevCamilo OllalaCombining speed and accuracy to control for speed-accuracy trade-offs(?)
05/marGuilherme DelmolinNEUROPSI
12/marBrenda MiuraNIRS
19/mar—-PRÉ-P-VALOR
26/marVander PereiraP-VALOR
16/abr—-PRÉ-N-AMOSTRAL
23/abrBruce MartinsLAKENS, Daniel. Sample Size Justification. 2021.

Calendário 2020 – Quadrimestre Suplementar

11/09Bruce MartinsVisual Attentional Training Improves Reading Capabilities in Children with Dyslexia: An Eye Tracker Study During a Reading Task
18/09EstatísticaCapítulo de correlação – itens 7.1 e 7.2 completos. Análise dos dados do livro Descobrindo Estatística com R (Field, 2012)
25/09Brenda/ LetíciaEffects of Aging on Cerebral Oxygenation during Working-Memory Performance: A Functional Near-Infrared Spectroscopy Study
02/10EstatísticaCapítulo de correlação – itens 7.1 e 7.2 completos. Análise dos dados do livro Descobrindo Estatística com R (Field, 2012)
09/10FernandaApresentação sobre dislexia adquirida
16/10EstatísticaCapítulo de correlação – itens 7.3 e 7.5 completos. Análise dos dados do livro Descobrindo Estatística com R (Field, 2012)
23/10Carinhttps://link.springer.com/article/10.1007/s11145-018-9929-3
30/10EstatísticaCANCELADO
06/11VanderApresentação do projeto de doutorado
13/11Felipe 
20/11Feriado 

______________________________________________________________________

Calendário 2020 – Quadrimestre 2

DataHorárioResponsávelConteúdoLink da gravação
15/05/202012h às 14hGuilherme Delmolin1)Discussão dos itens 5.1 a 5.5 do livro Descobrindo Estatística com R (Field, 2012)
2)Discussão de artigo
29/05/202013h às 14hVander Pereira1)Apresentação do projeto de mestrado
05/06/202012h30 às 14h30Maria Cristina Micelli Fonseca1)Apresentação do projeto de pós-doutoradohttps://youtu.be/NZwyA9YVYvc
12/06/202012h30 às 14hBruce Martins1)Discussão dos itens 5.6 e 5.7 do livro Descobrindo Estatística com R (Field, 2012)https://youtu.be/psmu3Z8d1X0
19/06/202012h30 às 14hBruce Martins1)Treino prático no Rstudiohttps://youtu.be/2mvKLjfX30E
26/06/202012h30 às 14hKaterina LukasovaDiscussão dos itens 6.1, 6.2 e 6.3 do livro Descobrindo Estatística com R (Field, 2012)https://youtu.be/Z8gPOWWn1Hk
03/07/202012h30 às 14hCarin Caldeira (teoria)Bruce Martins (prática) Discussão dos itens 6.4 à 6.5.5 do livro Descobrindo Estatística com R (Field, 2012)https://youtu.be/mrKDI08m-i4

______________________________________________________________________
Calendário 2020 – Quadrimestre 1

DataHorárioResponsávelTemaLeitura
28/fev12h – 13h45Bruce MartinsTreino: Qualificação de Mestrado (ABERTA) 
02/mar14h –  17hBruce MartinsBanca de qualificação de mestrado (ABERTA) 
06/mar12h30 – 14hReunião AdministrativaIntrodução ao R (ABERTA) 
13/mar12h30 – 14hBrenda MiuraApresentação de Artigo (ABERTA)https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21507475
23/mar12h30 – 14hBruce MartinsIntrodução ao R  (ABERTA)Apresentação de Artigo  (ABERTA)https://www.annualreviews.org/doi/abs/10.1146/annurev.physiol.66.082602.092845
27/mar12h30 – 14hBruce MartinsCamilo OllalaDiscussão (Curva Hemodinâmica)Apresentação de artigo (ABERTA) CALVO, Noelia et al. Rethinking the neural basis of prosody and non-literal language: Spared pragmatics and cognitive compensation in a bilingual with extensive right-hemisphere damage. Frontiers in psychology, v. 10, p. 570, 2019.
03/abr12h30 – 14hCarin CaldeiraApresentação de artigo (ABERTA)SEMERARO, Cristina et al. Teaching of cursive writing in the first year of primary school: Effect on reading and writing skills. PloS one, v. 14, n. 2, 2019.
10/abr13h – 15hBruce MartinsApresentação de Capítulo (ABERTA)The Oxford Handbook of Reading (2015) – Capítulo 6
17/abr12h30 – 14hDayse SouzaApresentação dos dados (ABERTA) 
24/abr12h30 – 14hBrenda MiuraTreino: Qualificação de Mestrado (ABERTA) 

______________________________________________________________________

Calendário 2019 – Quadrimestre 3

Sextas-feiras, Prédio Delta – Sala 265 – SBC.

DataHorárioResponsávelTemaBibliografia
27/0910h30 – 13h45R  (Administrativa)Introdução ao R; estatística descritiva e cálculo amostral 
04/1012h30-14hPalestra (Aberta à visitantes)Artigo: CAÑAS, Alba et al. Working memory deficits after lesions involving the supplementary motor area. Frontiers in psychology, v. 9, p. 765, 2018. Link (apresentação Camilo) 
11/1012h30-14hPalestra (Aberta à visitantes)Bruce e Naimi (Dados de projeto com estatística descritiva) 
18/1010h30 – 13h45R  (Administrativa)Estatística inferencial, teste de normalidade, teste t / Mann-Whitney 
25/1012h30-14hPalestra (Aberta à visitantes)Juliane (Comparação entre grupos) e dados de Fluência Verbal (Diego)
01/1110h30 – 13h45R  (Administrativa)ANOVA one-way/ teste de Kruskal-Wallis e pós-hoc 
08/1112h30-14hPalestra (Aberta à visitantes)Apresentação de trabalhos do Simpósio 
15/11Feriado 
22/1110h30 – 13h45R  (Administrativa)ANOVA medidas repetidas/ teste de Friedman e pós hoc 
29/1110h30 – 13h45R  (Administrativa)Correlação e regressão 
06/1212h30-14hPalestra (Aberta à visitantes)Katarina D. Fernandes (resultados treino cognitivo Ativamente) 
13/1210h30 – 13h45R  (Administrativa)Modelo Linear geral e Mixed Linear Model 
20/12Happy HourHoje é dia de festa!

_______________________________________________________________________________

Calendário 2019 – Quadrimestre 2

Sextas-feiras, das 12:30h às 14h.  Alfa 2 – Sala 307 – SBC.

DATA ASSUNTO RESPONSÁVEL ARTIGO
07/junhoReunião administrativa – FECHADA A VISITANTESGELCSem material
14/junhoArtigo de literatura / Discussão de trabalho em andamentoSem reuniãoSem reunião
28/junhoSem reuniãoSem reuniãoSem reunião
05/julhoArtigo de literatura / Discussão de trabalho em andamentoDra. Sabine PompéiaAvaliação das Funções Executivas
12/julhoReunião administrativa – FECHADA A VISITANTESGELC Sem material
19/julhoArtigo de literatura / Discussão de trabalho em andamentoBruce Martins de SantanaGUITARD, Dominic et al. Does neighborhood size really cause the word length effect?. Memory & cognition, v. 46, n. 2, p. 244-260, 2018.
26/julhoReunião administrativa – FECHADA A VISITANTESGELC Sem material
02/agosto Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento Dayse Souza Apresentação de Trabalho Premiado no Brainn
09/agostoReunião administrativa – FECHADA A VISITANTES GELC Sem material
16/agostoArtigo de literatura / Discussão de trabalho em andamentoCamilo Olalla Apresentação da Defesa de Mestrado
23/agostoReunião administrativa – FECHADA A VISITANTESGELC Sem material
    

Calendário 2019 – Quadrimestre 1

 Sextas-feiras, das 12:30h às 14h.  Alfa 2 – Sala 307 – SBC.

DATA ASSUNTO RESPONSÁVEL ARTIGO
08/marProjeto de qualificação Jogos digitais na alfabetizaçãoCamilo Olalla 
15/marSemana do cérebro: “As palavras no cérebro: conversando sobre neurociência da linguagem Edgard P. Neves/ Prof. Teresa Carthery 
22/marReunião administrativa – FECHADA A VISITANTESGELC
29/marReunião Administrativa – FECHADA A VISITANTES GELC 
05/abrilArtigo de literatura/Discussão de trabalho em andamentoCarin Gorescu CaldeiraBrenda Miura LunardiDisgrafia do Desenvolvimentohttps://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6262024/Representação neural da Leiturahttps://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1111/mbe.12143
12/abrilArtigo de literatura/Discussão de trabalho em andamentoNaími  Moreira Nobre LeiteJuliane Kristine de Lima  Resultados preliminares do Projeto LEIA(Crianças)
26/abrilPesquisador Convidado – Discussão de trabalho em andamentoVander Pereira Avaliação de Funções Executivas
03/maioReunião administrativa – FECHADA A VISITANTES  
10/maioDiscussão de trabalho em andamentoElaine Nabeth“Instrumentos de Avaliação do Léxico Afetivo”
    

Calendário 2018 -Q2

DATA ASSUNTO RESPONSÁVEL ARTIGO
15/junArtigo de literatura / Discussão de trabalho em andamentoAdriana/MarinaMartin et al. (2015) Reading in the brain of children and adults: a meta-analysis.  Link
22/junReunião administrativa (das 13 às 14h) – FECHADA A VISITANTESGELC —
29/junArtigo de literatura / Discussão de trabalho em andamentoJuliane/BruceDemberg et al., (2016) The Frequency of Rapid Pupil Dilations as a Measure of Linguistic Processing Difficulty. Link
06/julReunião administrativa (das 13 às 14h) – FECHADA A VISITANTES GELC —
13/julArtigo de literatura / Discussão de trabalho em andamentoCamilo/TURAN, Zeynep et al.(2016) Gamification and education: Achievements, cognitive loads, and views of students. Link
20/julReunião administrativa (das 13 às 14h) – FECHADA A VISITANTES GELC —
27/julArtigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento Edna/HELLAND, Turid; KAASA, Randi.(2005) Dyslexia in English as a second language. Link
03/agoReunião administrativa (das 13 às 14h) – FECHADA A VISITANTESGELC
10/agoArtigo de literatura / Discussão de trabalho em andamentoMarina/REVERBERI, Carlo et al. (2018) The neural basis of free language choice in bilingual speakers: Disentangling language choice and language execution. NeuroImage, v. 177, p. 108-116. Link.
17/agoReunião administrativa (das 13 às 14h) – FECHADA A VISITANTESGELC
24/agoConfraternização  
    

_______________________________________________________________________________________________

Calendário 2018 -Q1

DATA  ASSUNTO  RESPONSÁVEL  ARTIGO
02/mar Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento Brenda Hillen et al. (2013) Indentifying  brain system for gaze orienting during reading. Link
09/mar Reunião administrativa (das 13 às 14h) – FECHADA A VISITANTES GELC  
16/mar Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento Edna Weinstein et al. (2018) Teaching the science of learning. Link
23/mar Reunião administrativa (das 13 às 14h) – FECHADA A VISITANTES
06/abr Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento Katarina/Bruce Phillips. (2005) Electrophysiology in the study of developmental language impairements. Link  
13/abr Reunião administrativa (das 13 às 14h) – FECHADA A VISITANTES
20/abr Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento Dayse/Brenda Wan et al. (2017) A functional near-infrared spectroscopic investigation of speech production during reading. Link 
27/abr Reunião administrativa (das 13 às 14h) – FECHADA A VISITANTES
04/mai Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento Camilo/Juliana Tremblay & Dick (2016). Broca and Wernicke are dead, or moving past the classic model of language neurobiology. Link

_____________________________________________________________________________________________________________________________

Calendário 2017

DATA ASSUNTO RESPONSÁVEL RESUMO
20/outArtigo de literatura / Discussão de trabalho em andamentoMarina / Camilo 
27/outReunião administrativa (das 13 às 14h) GELCFechada a visitantes
10/novArtigo de literatura / Discussão de trabalho em andamentoRaoni / Edgard 
17/novArtigo de literatura / Discussão de trabalho em andamentoAdriana 
 24/novReunião administrativa (das 13 às 14h)GELCFechada a visitantes
 01/dezApresentação de Convidado / Discussão de trabalho em andamentoGuilherme / Carlos 
 08/dezApresentação de ConvidadoProf. Saulo C. P. Silva 
 15/dezEncerramento GELCFechada a visitantes
    

 


Calendário 2016

8/nov/2016  Article presented by Paulo Proglhof

Park, H. R., Badzakova-Trajkov, G., & Waldie, K. E. (2012). Language lateralisation in late proficient bilinguals: A lexical decision fMRI study. Neuropsychologia, 50(5), 688-695.

18/nov/2016  MSc presented by Edgard 

Marcadores eletrofisiológicos do desenvolvimento da compreensão de linguagem figurada

4/nov/2016  Article presented by Elaine Torresi

de Bruin, A., Bak, T. H., & Della Sala, S. (2015). Examining the effects of active versus inactive bilingualism on executive control in a carefully matched non-immigrant sample. Journal of Memory and Language, 85, 15-26.

04/nov/2016  Article presented by Marina Lameira

Kerkhofs, R., Dijkstra, T., Chwilla, D. J., & De Bruijn, E. R. (2006). Testing a model for bilingual semantic priming with interlingual homographs: RT and N400 effects. Brain research, 1068(1), 170-183.

07/out/2016 MSc presented by Carlos Ramos

07/out/2016  PhD presented by Juliana Machado

23/set/2016  Article presented by Katarina

Gross, Alden L., et al. “Memory training interventions for older adults: a meta-analysis.Aging & mental health 16.6 (2012): 722-734.

23/set/2016  Article presented by Brenda Miura

Ratcliff, Roger, Pablo Gomez, and Gail McKoon. “A diffusion model account of the lexical decision task.Psychological review 111.1 (2004): 159.

11 comentários em “Reuniões”

    1. Olá Adriana, prazer em conhecê-la.

      Desculpe a demora em responder, tivemos uns problemas técnicos com o site. Nossas reuniões voltam no dia 28/02.

      Caso tenha dúvida sobre a reuniões já marcadas é só checar nossa aba reuniões do site. Lá constam datas, horários, locais e temas.

      Att.
      GELC

  1. Olá! Sou pedagogo de formação e atuando como coordenador pedagógico. Fiquei muito interessado nas reuniões abertas. Preciso fazer algum tipo de cadastro antecipado?

    Obrigado!

    1. Bom dia Carla, desculpe a demora.

      Foi adicionado um link na aba reuniões. No computador clicando nele vc será redirecionada para uma conferência.

      Será super bem-vinda!
      GELC

  2. Olá,

    Sou professora alfabetizadora, interessada em estudos relacionados ao desenvolvimento do aprendizado, tenho interesse em participar do grupo de estudos, para aprender com vocês ainda mais relacionando a teoria com a prática.

    Obrigada pela atenção.

    1. Bom dia Michelle,

      Fique a vontade para participar das nossas reuniões (o link está na aba das reuniões) ou se quiser falar diretamente com alguma das professoras responsáveis é só encaminhar um email para elas que elas responderão assim que possível.

      Qualquer dúvida só chamar,
      GELC

  3. Olá Michele.

    Voltaremos com as reuniões abertas do GELC no dia 28.02.23 as 3a feiras das 12h30 as 13h50, no Campus SBC, as mesmas serão quizenais.

    Ficamos o período do ano letivo de 2022 somente com reuniões esporádicas e no modo online.

    Pedimos desculpas pelo retorno tardio para sua mensagem.

    Atenciosamente,
    Equipe do GELC.

Deixe uma resposta para admin Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *