Reuniões

O Journal Club é o encontro do grupo para discussões e apresentações sobre os tópicos atuais em Neurociência da Linguagem. As pautas das reuniões são diversas e incluem a discussão de artigos voltados à pesquisa científica com a linguagem, neurociência e ciências cognitivas, além de discussões sobre os projetos em andamento.

IMPORTANTE: as reuniões abertas  serão, as 3ª feiras a partir das 12h30 às 13h50, no Prédio Delta, na sala 265, no campus de SBC , presencial e  conferência virtual. Em breve disponibilizaremos os artigos com links.

Link da vídeo-conferência

Terça-feira, 14 de março · 12:30 até 13:50
Informações de participação do Google Meet
Link da videochamada:  https://meet.google.com/rwh-nyna-dvj

Sala reserva para eventos não previstos (se a primeira sala não funcionar ou fechar antes do fim da reunião usaremos esse link) https://meet.google.com/xvc-iujc-chp

 

Calendário 2023 – Quadrimestre 2 – Reuniões abertas ao público externo

Data/ Reuniões Abertas 12h30 às 13h50

Responsável

Artigo/ Material

06/jun

Isabel Bender

Preview bennefit e eye tracker, 

doi: https://doi.org/10.1002/dys.1721

20/ jun

Camilo Olalla

Uso da Inteligência artificial no meio acadêmico. 

04/jul

Abdo Carin

Memória de trabalho verbal em crianças e fnirs

doi:  

18/jul

Andrea Azevedo

Música e alfabetização

doi:

01/ ago

Felipe Bezerra

Multilinguismo

doi: 

   
15/ago Mariela Vitória

Memória de trabalho em crianças (abordagem neuropsicológica)

 

Calendário 2023 – Quadrimestre 1

Data/ Reuniões Abertas 12h30 às 13h50

Responsável

Artigo/ Material

28/ fev

Vinicius Miranda

FNIRS developing reading ability

doi:  10.1111/desc.13041

14/ mar

Vinicius Miranda

FNIRS developing reading ability (continuação da discussão, a partir dos resultados)

doi:  10.1111/desc.13041

28/ mar

Katarina Duarte Fernandes

Cognição matemática

doi:  10.3389/fpsyg.2021.709448

11/ abr

Carin Caldeira

Habilidades de Escrita

doi: 10.1080/02643294.2017.1367654

25/ abr

Felipe/ Juliana/ Louise

Bilinguismo

doi: https://doi.org/10.1017/S1366728920000826

 

02/ mai

Encerramento do Quadrimestre 1

     

Calendário 2021 – Quadrimestre 1

Data Responsável Artigo/Material
19/fev Todos ATUALIZAÇÃO
26/fev Camilo Ollala Combining speed and accuracy to control for speed-accuracy trade-offs(?)
05/mar Guilherme Delmolin NEUROPSI
12/mar Brenda Miura NIRS
19/mar —- PRÉ-P-VALOR
26/mar Vander Pereira P-VALOR
16/abr —- PRÉ-N-AMOSTRAL
23/abr Bruce Martins LAKENS, Daniel. Sample Size Justification. 2021.

Calendário 2020 – Quadrimestre Suplementar

11/09 Bruce Martins Visual Attentional Training Improves Reading Capabilities in Children with Dyslexia: An Eye Tracker Study During a Reading Task
18/09 Estatística Capítulo de correlação – itens 7.1 e 7.2 completos. Análise dos dados do livro Descobrindo Estatística com R (Field, 2012)
25/09 Brenda/ Letícia Effects of Aging on Cerebral Oxygenation during Working-Memory Performance: A Functional Near-Infrared Spectroscopy Study
02/10 Estatística Capítulo de correlação – itens 7.1 e 7.2 completos. Análise dos dados do livro Descobrindo Estatística com R (Field, 2012)
09/10 Fernanda Apresentação sobre dislexia adquirida
16/10 Estatística Capítulo de correlação – itens 7.3 e 7.5 completos. Análise dos dados do livro Descobrindo Estatística com R (Field, 2012)
23/10 Carin https://link.springer.com/article/10.1007/s11145-018-9929-3
30/10 Estatística CANCELADO
06/11 Vander Apresentação do projeto de doutorado
13/11 Felipe  
20/11 Feriado  

______________________________________________________________________

Calendário 2020 – Quadrimestre 2

Data Horário Responsável Conteúdo Link da gravação
15/05/2020 12h às 14h Guilherme Delmolin 1)Discussão dos itens 5.1 a 5.5 do livro Descobrindo Estatística com R (Field, 2012)
2)Discussão de artigo
29/05/2020 13h às 14h Vander Pereira 1)Apresentação do projeto de mestrado
05/06/2020 12h30 às 14h30 Maria Cristina Micelli Fonseca 1)Apresentação do projeto de pós-doutorado https://youtu.be/NZwyA9YVYvc
12/06/2020 12h30 às 14h Bruce Martins 1)Discussão dos itens 5.6 e 5.7 do livro Descobrindo Estatística com R (Field, 2012) https://youtu.be/psmu3Z8d1X0
19/06/2020 12h30 às 14h Bruce Martins 1)Treino prático no Rstudio https://youtu.be/2mvKLjfX30E
26/06/2020 12h30 às 14h Katerina Lukasova Discussão dos itens 6.1, 6.2 e 6.3 do livro Descobrindo Estatística com R (Field, 2012) https://youtu.be/Z8gPOWWn1Hk
03/07/2020 12h30 às 14h Carin Caldeira (teoria)Bruce Martins (prática)  Discussão dos itens 6.4 à 6.5.5 do livro Descobrindo Estatística com R (Field, 2012) https://youtu.be/mrKDI08m-i4

______________________________________________________________________
Calendário 2020 – Quadrimestre 1

Data Horário Responsável Tema Leitura
28/fev 12h – 13h45 Bruce Martins Treino: Qualificação de Mestrado (ABERTA)  
02/mar 14h –  17h Bruce Martins Banca de qualificação de mestrado (ABERTA)  
06/mar 12h30 – 14h Reunião Administrativa Introdução ao R (ABERTA)  
13/mar 12h30 – 14h Brenda Miura Apresentação de Artigo (ABERTA) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21507475
23/mar 12h30 – 14h Bruce Martins Introdução ao R  (ABERTA)Apresentação de Artigo  (ABERTA) https://www.annualreviews.org/doi/abs/10.1146/annurev.physiol.66.082602.092845
27/mar 12h30 – 14h Bruce MartinsCamilo Ollala Discussão (Curva Hemodinâmica)Apresentação de artigo (ABERTA)  CALVO, Noelia et al. Rethinking the neural basis of prosody and non-literal language: Spared pragmatics and cognitive compensation in a bilingual with extensive right-hemisphere damage. Frontiers in psychology, v. 10, p. 570, 2019.
03/abr 12h30 – 14h Carin Caldeira Apresentação de artigo (ABERTA) SEMERARO, Cristina et al. Teaching of cursive writing in the first year of primary school: Effect on reading and writing skills. PloS one, v. 14, n. 2, 2019.
10/abr 13h – 15h Bruce Martins Apresentação de Capítulo (ABERTA) The Oxford Handbook of Reading (2015) – Capítulo 6
17/abr 12h30 – 14h Dayse Souza Apresentação dos dados (ABERTA)  
24/abr 12h30 – 14h Brenda Miura Treino: Qualificação de Mestrado (ABERTA)  

______________________________________________________________________

Calendário 2019 – Quadrimestre 3

Sextas-feiras, Prédio Delta – Sala 265 – SBC.

Data Horário Responsável Tema Bibliografia
27/09 10h30 – 13h45 R  (Administrativa) Introdução ao R; estatística descritiva e cálculo amostral  
04/10 12h30-14h Palestra (Aberta à visitantes) Artigo: CAÑAS, Alba et al. Working memory deficits after lesions involving the supplementary motor area. Frontiers in psychology, v. 9, p. 765, 2018. Link (apresentação Camilo)  
11/10 12h30-14h Palestra (Aberta à visitantes) Bruce e Naimi (Dados de projeto com estatística descritiva)  
18/10 10h30 – 13h45 R  (Administrativa) Estatística inferencial, teste de normalidade, teste t / Mann-Whitney  
25/10 12h30-14h Palestra (Aberta à visitantes) Juliane (Comparação entre grupos) e dados de Fluência Verbal (Diego)
01/11 10h30 – 13h45 R  (Administrativa) ANOVA one-way/ teste de Kruskal-Wallis e pós-hoc  
08/11 12h30-14h Palestra (Aberta à visitantes) Apresentação de trabalhos do Simpósio  
15/11 Feriado  
22/11 10h30 – 13h45 R  (Administrativa) ANOVA medidas repetidas/ teste de Friedman e pós hoc  
29/11 10h30 – 13h45 R  (Administrativa) Correlação e regressão  
06/12 12h30-14h Palestra (Aberta à visitantes) Katarina D. Fernandes (resultados treino cognitivo Ativamente)  
13/12 10h30 – 13h45 R  (Administrativa) Modelo Linear geral e Mixed Linear Model  
20/12 Happy Hour Hoje é dia de festa!

_______________________________________________________________________________

Calendário 2019 – Quadrimestre 2

Sextas-feiras, das 12:30h às 14h.  Alfa 2 – Sala 307 – SBC.

DATA  ASSUNTO  RESPONSÁVEL  ARTIGO
07/junho Reunião administrativa – FECHADA A VISITANTES GELC Sem material
14/junho Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento Sem reunião Sem reunião
28/junho Sem reunião Sem reunião Sem reunião
05/julho Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento Dra. Sabine Pompéia Avaliação das Funções Executivas
12/julho Reunião administrativa – FECHADA A VISITANTES GELC  Sem material
19/julho Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento Bruce Martins de Santana GUITARD, Dominic et al. Does neighborhood size really cause the word length effect?. Memory & cognition, v. 46, n. 2, p. 244-260, 2018.
26/julho Reunião administrativa – FECHADA A VISITANTES GELC  Sem material
02/agosto  Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento  Dayse Souza  Apresentação de Trabalho Premiado no Brainn
09/agosto Reunião administrativa – FECHADA A VISITANTES  GELC  Sem material
16/agosto Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento Camilo Olalla  Apresentação da Defesa de Mestrado
23/agosto Reunião administrativa – FECHADA A VISITANTES GELC  Sem material
       

Calendário 2019 – Quadrimestre 1

 Sextas-feiras, das 12:30h às 14h.  Alfa 2 – Sala 307 – SBC.

DATA  ASSUNTO  RESPONSÁVEL  ARTIGO
08/mar Projeto de qualificação Jogos digitais na alfabetização Camilo Olalla  
15/mar Semana do cérebro: “As palavras no cérebro: conversando sobre neurociência da linguagem  Edgard P. Neves/ Prof. Teresa Carthery  
22/mar Reunião administrativa – FECHADA A VISITANTES GELC
29/mar Reunião Administrativa – FECHADA A VISITANTES  GELC  
05/abril Artigo de literatura/Discussão de trabalho em andamento Carin Gorescu CaldeiraBrenda Miura Lunardi Disgrafia do Desenvolvimentohttps://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6262024/Representação neural da Leiturahttps://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1111/mbe.12143
12/abril Artigo de literatura/Discussão de trabalho em andamento Naími  Moreira Nobre LeiteJuliane Kristine de Lima   Resultados preliminares do Projeto LEIA(Crianças)
26/abril Pesquisador Convidado – Discussão de trabalho em andamento Vander Pereira  Avaliação de Funções Executivas
03/maio Reunião administrativa – FECHADA A VISITANTES    
10/maio Discussão de trabalho em andamento Elaine Nabeth “Instrumentos de Avaliação do Léxico Afetivo”
       

Calendário 2018 -Q2

DATA  ASSUNTO  RESPONSÁVEL  ARTIGO
15/jun Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento Adriana/Marina Martin et al. (2015) Reading in the brain of children and adults: a meta-analysis.  Link
22/jun Reunião administrativa (das 13 às 14h) – FECHADA A VISITANTES GELC  —
29/jun Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento Juliane/Bruce Demberg et al., (2016) The Frequency of Rapid Pupil Dilations as a Measure of Linguistic Processing Difficulty. Link
06/jul Reunião administrativa (das 13 às 14h) – FECHADA A VISITANTES  GELC  —
13/jul Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento Camilo/ TURAN, Zeynep et al.(2016) Gamification and education: Achievements, cognitive loads, and views of students. Link
20/jul Reunião administrativa (das 13 às 14h) – FECHADA A VISITANTES  GELC  —
27/jul Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento  Edna/ HELLAND, Turid; KAASA, Randi.(2005) Dyslexia in English as a second language. Link
03/ago Reunião administrativa (das 13 às 14h) – FECHADA A VISITANTES GELC
10/ago Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento Marina/ REVERBERI, Carlo et al. (2018) The neural basis of free language choice in bilingual speakers: Disentangling language choice and language execution. NeuroImage, v. 177, p. 108-116. Link.
17/ago Reunião administrativa (das 13 às 14h) – FECHADA A VISITANTES GELC
24/ago Confraternização    
       

_______________________________________________________________________________________________

Calendário 2018 -Q1

DATA  ASSUNTO  RESPONSÁVEL  ARTIGO
02/mar Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento Brenda Hillen et al. (2013) Indentifying  brain system for gaze orienting during reading. Link
09/mar Reunião administrativa (das 13 às 14h) – FECHADA A VISITANTES GELC  
16/mar Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento Edna Weinstein et al. (2018) Teaching the science of learning. Link
23/mar Reunião administrativa (das 13 às 14h) – FECHADA A VISITANTES
06/abr Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento Katarina/Bruce Phillips. (2005) Electrophysiology in the study of developmental language impairements. Link  
13/abr Reunião administrativa (das 13 às 14h) – FECHADA A VISITANTES
20/abr Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento Dayse/Brenda Wan et al. (2017) A functional near-infrared spectroscopic investigation of speech production during reading. Link 
27/abr Reunião administrativa (das 13 às 14h) – FECHADA A VISITANTES
04/mai Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento Camilo/Juliana Tremblay & Dick (2016). Broca and Wernicke are dead, or moving past the classic model of language neurobiology. Link

_____________________________________________________________________________________________________________________________

Calendário 2017

DATA  ASSUNTO  RESPONSÁVEL  RESUMO
20/out Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento Marina / Camilo  
27/out Reunião administrativa (das 13 às 14h)  GELC Fechada a visitantes
10/nov Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento Raoni / Edgard  
17/nov Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento Adriana  
 24/nov Reunião administrativa (das 13 às 14h) GELC Fechada a visitantes
 01/dez Apresentação de Convidado / Discussão de trabalho em andamento Guilherme / Carlos  
 08/dez Apresentação de Convidado Prof. Saulo C. P. Silva  
 15/dez Encerramento  GELC Fechada a visitantes
       

 


Calendário 2016

8/nov/2016  Article presented by Paulo Proglhof

Park, H. R., Badzakova-Trajkov, G., & Waldie, K. E. (2012). Language lateralisation in late proficient bilinguals: A lexical decision fMRI study. Neuropsychologia, 50(5), 688-695.

18/nov/2016  MSc presented by Edgard 

Marcadores eletrofisiológicos do desenvolvimento da compreensão de linguagem figurada

4/nov/2016  Article presented by Elaine Torresi

de Bruin, A., Bak, T. H., & Della Sala, S. (2015). Examining the effects of active versus inactive bilingualism on executive control in a carefully matched non-immigrant sample. Journal of Memory and Language, 85, 15-26.

04/nov/2016  Article presented by Marina Lameira

Kerkhofs, R., Dijkstra, T., Chwilla, D. J., & De Bruijn, E. R. (2006). Testing a model for bilingual semantic priming with interlingual homographs: RT and N400 effects. Brain research, 1068(1), 170-183.

07/out/2016 MSc presented by Carlos Ramos

07/out/2016  PhD presented by Juliana Machado

23/set/2016  Article presented by Katarina

Gross, Alden L., et al. “Memory training interventions for older adults: a meta-analysis.Aging & mental health 16.6 (2012): 722-734.

23/set/2016  Article presented by Brenda Miura

Ratcliff, Roger, Pablo Gomez, and Gail McKoon. “A diffusion model account of the lexical decision task.Psychological review 111.1 (2004): 159.

11 comentários em “Reuniões”

    1. Olá Adriana, prazer em conhecê-la.

      Desculpe a demora em responder, tivemos uns problemas técnicos com o site. Nossas reuniões voltam no dia 28/02.

      Caso tenha dúvida sobre a reuniões já marcadas é só checar nossa aba reuniões do site. Lá constam datas, horários, locais e temas.

      Att.
      GELC

  1. Olá! Sou pedagogo de formação e atuando como coordenador pedagógico. Fiquei muito interessado nas reuniões abertas. Preciso fazer algum tipo de cadastro antecipado?

    Obrigado!

    1. Bom dia Carla, desculpe a demora.

      Foi adicionado um link na aba reuniões. No computador clicando nele vc será redirecionada para uma conferência.

      Será super bem-vinda!
      GELC

  2. Olá,

    Sou professora alfabetizadora, interessada em estudos relacionados ao desenvolvimento do aprendizado, tenho interesse em participar do grupo de estudos, para aprender com vocês ainda mais relacionando a teoria com a prática.

    Obrigada pela atenção.

    1. Bom dia Michelle,

      Fique a vontade para participar das nossas reuniões (o link está na aba das reuniões) ou se quiser falar diretamente com alguma das professoras responsáveis é só encaminhar um email para elas que elas responderão assim que possível.

      Qualquer dúvida só chamar,
      GELC

  3. Olá Michele.

    Voltaremos com as reuniões abertas do GELC no dia 28.02.23 as 3a feiras das 12h30 as 13h50, no Campus SBC, as mesmas serão quizenais.

    Ficamos o período do ano letivo de 2022 somente com reuniões esporádicas e no modo online.

    Pedimos desculpas pelo retorno tardio para sua mensagem.

    Atenciosamente,
    Equipe do GELC.

Deixe uma resposta para Giulia Bonadio Lisboa Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *