Reuniões

O Journal Club é o encontro do grupo para discussões e apresentações sobre os tópicos atuais em Neurociência da Linguagem. As pautas das reuniões são diversas e incluem a discussão de artigos voltados à pesquisa científica com a linguagem, neurociência e ciências cognitivas, além de discussões sobre os projetos em andamento.

IMPORTANTE: seguindo as recomendações do OMS e reitoria, as reuniões não serão realizadas no espaço físico da universidade. A reuniões abertas serão realizadas por conferência virtual.

Calendário 2021 – Quadrimestre 1

Data Responsável Artigo/Material
19/fev Todos ATUALIZAÇÃO
26/fev Camilo Ollala Combining speed and accuracy to control for speed-accuracy trade-offs(?)
05/mar Guilherme Delmolin NEUROPSI
12/mar Brenda Miura NIRS
19/mar —- PRÉ-P-VALOR
26/mar Vander Pereira P-VALOR
16/abr —- PRÉ-N-AMOSTRAL
23/abr Bruce Martins LAKENS, Daniel. Sample Size Justification. 2021.

Calendário 2020 – Quadrimestre Suplementar

11/09 Bruce Martins Visual Attentional Training Improves Reading Capabilities in Children with Dyslexia: An Eye Tracker Study During a Reading Task
18/09 Estatística Capítulo de correlação – itens 7.1 e 7.2 completos. Análise dos dados do livro Descobrindo Estatística com R (Field, 2012)
25/09 Brenda/ Letícia Effects of Aging on Cerebral Oxygenation during Working-Memory Performance: A Functional Near-Infrared Spectroscopy Study
02/10 Estatística Capítulo de correlação – itens 7.1 e 7.2 completos. Análise dos dados do livro Descobrindo Estatística com R (Field, 2012)
09/10 Fernanda Apresentação sobre dislexia adquirida
16/10 Estatística Capítulo de correlação – itens 7.3 e 7.5 completos. Análise dos dados do livro Descobrindo Estatística com R (Field, 2012)
23/10 Carin https://link.springer.com/article/10.1007/s11145-018-9929-3
30/10 Estatística CANCELADO
06/11 Vander Apresentação do projeto de doutorado
13/11 Felipe  
20/11 Feriado  

______________________________________________________________________

Calendário 2020 – Quadrimestre 2

Data Horário Responsável Conteúdo Link da gravação
15/05/2020 12h às 14h Guilherme Delmolin 1)Discussão dos itens 5.1 a 5.5 do livro Descobrindo Estatística com R (Field, 2012)
2)Discussão de artigo
29/05/2020 13h às 14h Vander Pereira 1)Apresentação do projeto de mestrado
05/06/2020 12h30 às 14h30 Maria Cristina Micelli Fonseca 1)Apresentação do projeto de pós-doutorado https://youtu.be/NZwyA9YVYvc
12/06/2020 12h30 às 14h Bruce Martins 1)Discussão dos itens 5.6 e 5.7 do livro Descobrindo Estatística com R (Field, 2012) https://youtu.be/psmu3Z8d1X0
19/06/2020 12h30 às 14h Bruce Martins 1)Treino prático no Rstudio https://youtu.be/2mvKLjfX30E
26/06/2020 12h30 às 14h Katerina Lukasova Discussão dos itens 6.1, 6.2 e 6.3 do livro Descobrindo Estatística com R (Field, 2012) https://youtu.be/Z8gPOWWn1Hk
03/07/2020 12h30 às 14h Carin Caldeira (teoria)Bruce Martins (prática)  Discussão dos itens 6.4 à 6.5.5 do livro Descobrindo Estatística com R (Field, 2012) https://youtu.be/mrKDI08m-i4

______________________________________________________________________
Calendário 2020 – Quadrimestre 1

Data Horário Responsável Tema Leitura
28/fev 12h – 13h45 Bruce Martins Treino: Qualificação de Mestrado (ABERTA)  
02/mar 14h –  17h Bruce Martins Banca de qualificação de mestrado (ABERTA)  
06/mar 12h30 – 14h Reunião Administrativa Introdução ao R (ABERTA)  
13/mar 12h30 – 14h Brenda Miura Apresentação de Artigo (ABERTA) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21507475
23/mar 12h30 – 14h Bruce Martins Introdução ao R  (ABERTA)Apresentação de Artigo  (ABERTA) https://www.annualreviews.org/doi/abs/10.1146/annurev.physiol.66.082602.092845
27/mar 12h30 – 14h Bruce MartinsCamilo Ollala Discussão (Curva Hemodinâmica)Apresentação de artigo (ABERTA)  CALVO, Noelia et al. Rethinking the neural basis of prosody and non-literal language: Spared pragmatics and cognitive compensation in a bilingual with extensive right-hemisphere damage. Frontiers in psychology, v. 10, p. 570, 2019.
03/abr 12h30 – 14h Carin Caldeira Apresentação de artigo (ABERTA) SEMERARO, Cristina et al. Teaching of cursive writing in the first year of primary school: Effect on reading and writing skills. PloS one, v. 14, n. 2, 2019.
10/abr 13h – 15h Bruce Martins Apresentação de Capítulo (ABERTA) The Oxford Handbook of Reading (2015) – Capítulo 6
17/abr 12h30 – 14h Dayse Souza Apresentação dos dados (ABERTA)  
24/abr 12h30 – 14h Brenda Miura Treino: Qualificação de Mestrado (ABERTA)  

______________________________________________________________________

Calendário 2019 – Quadrimestre 3

Sextas-feiras, Prédio Delta – Sala 265 – SBC.

Data Horário Responsável Tema Bibliografia
27/09 10h30 – 13h45 R  (Administrativa) Introdução ao R; estatística descritiva e cálculo amostral  
04/10 12h30-14h Palestra (Aberta à visitantes) Artigo: CAÑAS, Alba et al. Working memory deficits after lesions involving the supplementary motor area. Frontiers in psychology, v. 9, p. 765, 2018. Link (apresentação Camilo)  
11/10 12h30-14h Palestra (Aberta à visitantes) Bruce e Naimi (Dados de projeto com estatística descritiva)  
18/10 10h30 – 13h45 R  (Administrativa) Estatística inferencial, teste de normalidade, teste t / Mann-Whitney  
25/10 12h30-14h Palestra (Aberta à visitantes) Juliane (Comparação entre grupos) e dados de Fluência Verbal (Diego)
01/11 10h30 – 13h45 R  (Administrativa) ANOVA one-way/ teste de Kruskal-Wallis e pós-hoc  
08/11 12h30-14h Palestra (Aberta à visitantes) Apresentação de trabalhos do Simpósio  
15/11 Feriado  
22/11 10h30 – 13h45 R  (Administrativa) ANOVA medidas repetidas/ teste de Friedman e pós hoc  
29/11 10h30 – 13h45 R  (Administrativa) Correlação e regressão  
06/12 12h30-14h Palestra (Aberta à visitantes) Katarina D. Fernandes (resultados treino cognitivo Ativamente)  
13/12 10h30 – 13h45 R  (Administrativa) Modelo Linear geral e Mixed Linear Model  
20/12 Happy Hour Hoje é dia de festa!

_______________________________________________________________________________

Calendário 2019 – Quadrimestre 2

Sextas-feiras, das 12:30h às 14h.  Alfa 2 – Sala 307 – SBC.

DATA  ASSUNTO  RESPONSÁVEL  ARTIGO
07/junho Reunião administrativa – FECHADA A VISITANTES GELC Sem material
14/junho Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento Sem reunião Sem reunião
28/junho Sem reunião Sem reunião Sem reunião
05/julho Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento Dra. Sabine Pompéia Avaliação das Funções Executivas
12/julho Reunião administrativa – FECHADA A VISITANTES GELC  Sem material
19/julho Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento Bruce Martins de Santana GUITARD, Dominic et al. Does neighborhood size really cause the word length effect?. Memory & cognition, v. 46, n. 2, p. 244-260, 2018.
26/julho Reunião administrativa – FECHADA A VISITANTES GELC  Sem material
02/agosto  Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento  Dayse Souza  Apresentação de Trabalho Premiado no Brainn
09/agosto Reunião administrativa – FECHADA A VISITANTES  GELC  Sem material
16/agosto Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento Camilo Olalla  Apresentação da Defesa de Mestrado
23/agosto Reunião administrativa – FECHADA A VISITANTES GELC  Sem material
       

Calendário 2019 – Quadrimestre 1

 Sextas-feiras, das 12:30h às 14h.  Alfa 2 – Sala 307 – SBC.

DATA  ASSUNTO  RESPONSÁVEL  ARTIGO
08/mar Projeto de qualificação Jogos digitais na alfabetização Camilo Olalla  
15/mar Semana do cérebro: “As palavras no cérebro: conversando sobre neurociência da linguagem  Edgard P. Neves/ Prof. Teresa Carthery  
22/mar Reunião administrativa – FECHADA A VISITANTES GELC
29/mar Reunião Administrativa – FECHADA A VISITANTES  GELC  
05/abril Artigo de literatura/Discussão de trabalho em andamento Carin Gorescu CaldeiraBrenda Miura Lunardi Disgrafia do Desenvolvimentohttps://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6262024/Representação neural da Leiturahttps://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1111/mbe.12143
12/abril Artigo de literatura/Discussão de trabalho em andamento Naími  Moreira Nobre LeiteJuliane Kristine de Lima   Resultados preliminares do Projeto LEIA(Crianças)
26/abril Pesquisador Convidado – Discussão de trabalho em andamento Vander Pereira  Avaliação de Funções Executivas
03/maio Reunião administrativa – FECHADA A VISITANTES    
10/maio Discussão de trabalho em andamento Elaine Nabeth “Instrumentos de Avaliação do Léxico Afetivo”
       

Calendário 2018 -Q2

DATA  ASSUNTO  RESPONSÁVEL  ARTIGO
15/jun Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento Adriana/Marina Martin et al. (2015) Reading in the brain of children and adults: a meta-analysis.  Link
22/jun Reunião administrativa (das 13 às 14h) – FECHADA A VISITANTES GELC  —
29/jun Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento Juliane/Bruce Demberg et al., (2016) The Frequency of Rapid Pupil Dilations as a Measure of Linguistic Processing Difficulty. Link
06/jul Reunião administrativa (das 13 às 14h) – FECHADA A VISITANTES  GELC  —
13/jul Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento Camilo/ TURAN, Zeynep et al.(2016) Gamification and education: Achievements, cognitive loads, and views of students. Link
20/jul Reunião administrativa (das 13 às 14h) – FECHADA A VISITANTES  GELC  —
27/jul Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento  Edna/ HELLAND, Turid; KAASA, Randi.(2005) Dyslexia in English as a second language. Link
03/ago Reunião administrativa (das 13 às 14h) – FECHADA A VISITANTES GELC
10/ago Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento Marina/ REVERBERI, Carlo et al. (2018) The neural basis of free language choice in bilingual speakers: Disentangling language choice and language execution. NeuroImage, v. 177, p. 108-116. Link.
17/ago Reunião administrativa (das 13 às 14h) – FECHADA A VISITANTES GELC
24/ago Confraternização    
       

_______________________________________________________________________________________________

Calendário 2018 -Q1

DATA  ASSUNTO  RESPONSÁVEL  ARTIGO
02/mar Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento Brenda Hillen et al. (2013) Indentifying  brain system for gaze orienting during reading. Link
09/mar Reunião administrativa (das 13 às 14h) – FECHADA A VISITANTES GELC  
16/mar Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento Edna Weinstein et al. (2018) Teaching the science of learning. Link
23/mar Reunião administrativa (das 13 às 14h) – FECHADA A VISITANTES
06/abr Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento Katarina/Bruce Phillips. (2005) Electrophysiology in the study of developmental language impairements. Link  
13/abr Reunião administrativa (das 13 às 14h) – FECHADA A VISITANTES
20/abr Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento Dayse/Brenda Wan et al. (2017) A functional near-infrared spectroscopic investigation of speech production during reading. Link 
27/abr Reunião administrativa (das 13 às 14h) – FECHADA A VISITANTES
04/mai Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento Camilo/Juliana Tremblay & Dick (2016). Broca and Wernicke are dead, or moving past the classic model of language neurobiology. Link

_____________________________________________________________________________________________________________________________

Calendário 2017

DATA  ASSUNTO  RESPONSÁVEL  RESUMO
20/out Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento Marina / Camilo  
27/out Reunião administrativa (das 13 às 14h)  GELC Fechada a visitantes
10/nov Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento Raoni / Edgard  
17/nov Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento Adriana  
 24/nov Reunião administrativa (das 13 às 14h) GELC Fechada a visitantes
 01/dez Apresentação de Convidado / Discussão de trabalho em andamento Guilherme / Carlos  
 08/dez Apresentação de Convidado Prof. Saulo C. P. Silva  
 15/dez Encerramento  GELC Fechada a visitantes
       

 


Calendário 2016

8/nov/2016  Article presented by Paulo Proglhof

Park, H. R., Badzakova-Trajkov, G., & Waldie, K. E. (2012). Language lateralisation in late proficient bilinguals: A lexical decision fMRI study. Neuropsychologia, 50(5), 688-695.

18/nov/2016  MSc presented by Edgard 

Marcadores eletrofisiológicos do desenvolvimento da compreensão de linguagem figurada

4/nov/2016  Article presented by Elaine Torresi

de Bruin, A., Bak, T. H., & Della Sala, S. (2015). Examining the effects of active versus inactive bilingualism on executive control in a carefully matched non-immigrant sample. Journal of Memory and Language, 85, 15-26.

04/nov/2016  Article presented by Marina Lameira

Kerkhofs, R., Dijkstra, T., Chwilla, D. J., & De Bruijn, E. R. (2006). Testing a model for bilingual semantic priming with interlingual homographs: RT and N400 effects. Brain research, 1068(1), 170-183.

07/out/2016 MSc presented by Carlos Ramos

07/out/2016  PhD presented by Juliana Machado

23/set/2016  Article presented by Katarina

Gross, Alden L., et al. “Memory training interventions for older adults: a meta-analysis.Aging & mental health 16.6 (2012): 722-734.

23/set/2016  Article presented by Brenda Miura

Ratcliff, Roger, Pablo Gomez, and Gail McKoon. “A diffusion model account of the lexical decision task.Psychological review 111.1 (2004): 159.

10 comentários em “Reuniões”

    1. Olá Adriana, prazer em conhecê-la.

      Desculpe a demora em responder, tivemos uns problemas técnicos com o site. Nossas reuniões voltam no dia 28/02.

      Caso tenha dúvida sobre a reuniões já marcadas é só checar nossa aba reuniões do site. Lá constam datas, horários, locais e temas.

      Att.
      GELC

  1. Olá! Sou pedagogo de formação e atuando como coordenador pedagógico. Fiquei muito interessado nas reuniões abertas. Preciso fazer algum tipo de cadastro antecipado?

    Obrigado!

    1. Bom dia Carla, desculpe a demora.

      Foi adicionado um link na aba reuniões. No computador clicando nele vc será redirecionada para uma conferência.

      Será super bem-vinda!
      GELC

  2. Olá,

    Sou professora alfabetizadora, interessada em estudos relacionados ao desenvolvimento do aprendizado, tenho interesse em participar do grupo de estudos, para aprender com vocês ainda mais relacionando a teoria com a prática.

    Obrigada pela atenção.

    1. Bom dia Michelle,

      Fique a vontade para participar das nossas reuniões (o link está na aba das reuniões) ou se quiser falar diretamente com alguma das professoras responsáveis é só encaminhar um email para elas que elas responderão assim que possível.

      Qualquer dúvida só chamar,
      GELC

Deixe uma resposta para Yuji Cleiton Uno Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *