Divulgação Científica

Tradicionalmente, o jeito mais conhecido de divulgar resultados científicos é por meio de artigos publicados em revistas especializadas. Entretanto, nos últimos anos uma nova forma de divulgar ciência tem crescido: a divulgação por meio de blogs e sites.

Ao contrário do que ocorre em revistas especializadas, o objetivo destes sites é tentar explicar e discutir, de maneira mais simplificada a importância de diferentes descobertas científicas. Em um artigo publicado no Journal of Neuroscience, o pesquisador David Eagleman escreveu um manifesto defendendo a importância deste tipo de divulgação. Neste manifesto, ele lista seis motivos pelos quais ele julga ser importante cientistas participarem da divulgação. Não vou discutir aqui todos os itens, mas de maneira geral ele defende a importância de cientistas em ajudarem a contextualizar a importância e a limitação de diferentes descobertas.

Apesar deste trabalho ser recente, uma série de blogs já tem feito isso em Neurociências. Entre outros, vale a pena os blogs BrainBox, Neuroskeptic e o blog do Earl Miller, professor do MIT. No Brasil, também temos bons blogs de discussão científica, como o Coletivo AcidoCetico e o Prisma Científico.

Entretanto, em Neurociência, ainda são poucos blogs que fazem isso, com exceção do site da Profa. Suzana Herculano. Por isso, os professores e alunos da UFABC resolveram criar este blog justamente para isso. Aqui vamos discutir trabalhos relevantes em Neurociência de maneira critica sempre contextualizando a importância dos achados.