Palestra “Ativação seletiva optogenética de neurônios catecolaminérgicos do bulbo ventrolateral no controle da atividade respiratória”
A estimulação optogenética dos neurônios catecolaminérgicos, pertencentes ao grupamento C1, produz alterações cardiovasculares e simpáticas. O nosso laboratório já havia demonstrado que a eliminação dos neurônios C1 foi capaz de atenuar a resposta ventilatória a hipóxia. O complexo Pré-Bötzinger é um grupamento específico de neurônios, localizado no bulbo ventrolateral, o qual é crítico para a ritmogênese respiratória. Nossa hipótese é que o complexo Pré-Bötzinger contribui para respostas respiratórias causadas pela ativação seletiva de neurônios C1. Com o objetivo de explorar a contribuição específica dos neurônios C1 para o controle da respiração, usamos uma abordagem optogenética para ativar essas células in vivo. O PRSx8-ChR2-eYFP, um vetor lentiviral que expressa canal para rodopsina (ChR2) sob o controle do promotor PRSx8, seletivo para neurônios catecolaminérgicos, foi injetado no bulbo ventrolateral rostral (RVLM: 2-3 injeções unilaterais; 100-150 nl/local) de ratos Wistar (240-280g). Após 3 semanas, pressão arterial média (PAM) e o registro eletromiográfico do diafragma (DiaEMG) foram avaliados em ratos anestesiados com uretano e ventilados artificialmente. A fotoestimulação de neurônios RVLM/C1 transfectados por ChR2 (473 nm, 20 Hz, 10 ms, 9 mW) foi realizada antes e após a injeção unilateral do antagonista glutamatérgico ionotrópico, ácido quinurênico (kyn: 100 mM – 50 nl) no complexo Pré-Bötzinger. Após 3 semanas, ChR2 foi amplamente transfectado nos neurônios que expressam tirosina hidroxilase (TH) (87%). Os neurônios que expressam ChR2 não eram GABAérgicos nem glicinérgicos. A fotoestimulação de neurônios RVLM/C1 promoveu um aumentou a PAM e da atividade respiratória. A injeção unilateral de kyn no complexo Pré-Bötzinger bloqueou o aumento da freqüência respiratória sem alterar o aumento na PAM promovido pela fotoestimulação dos neurônios C1.
Nossos resultados sugerem que o aumento na respiração produzido pela fotoestimulação dos neurônios RVLM/C1 pode ser mediado por uma ativação glutamatérgica direta dos neurônios do complexo pré-Bötzinger. Esses resultados fornecem a evidência de que os neurônios C1 têm um papel importante no controle da respiração.
Prof. Dr. Thiago dos Santos Moreira (ICB-USP)
Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), mestrado em Fisiologia pela Universidade Federal de São Paulo (2003), doutorado em Fisiologia pela Universidade Federal de São Paulo (2007) e doutorado-sanduíche em Fisiologia pela Universidade da Virginia (EUA) (2007). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo.
A participação é livre, gratuita e não exige conhecimento prévio. Venha conhecer e ampliar seus horizontes!
Quando: 24/10/2018 (Quarta-feira)
Onde: Auditório 5, Bloco Beta, SBC
Horário: 12:50 às 14:00
Colabore: divulgue entre potenciais interessados.