Seminário: Flavonóides e saúde mental – implicações neuroquímicas, epigenéticas e perspectivas futuras

Data: 29/03/17 (Quarta-Feira)

Hora:  12h50

Local: Bloco Beta, Auditório A005 (campus São Bernardo do Campo)

Palestrante: Profa. Dra. Daniela Rodrigues de Oliveira (UFES-UNIFESP)

 

Tema: Flavonóides e saúde mental – implicações neuroquímicas, epigenéticas e perspectivas futuras

Um conjunto expressivo de dados na literatura fornece fortes evidências de que o consumo de suplementos alimentares, plantas ou de extratos ricos em flavonoides previnem o declínio cognitivo relacionado a idade e, promovem a melhora dos sintomas presentes nos transtornos mentais, como por exemplo nos transtornos de ansiedade e do humor.

Os múltiplos efeitos benéficos desses compostos no sistema nervoso central (SNC) não se restringem às propriedades antioxidantes, mas a sua capacidade em ativar e/ou inibir componentes das vias de sinalização em células neuronais e gliais, com isso, controlando a resistência neural às neurotoxinas, os quais incluem agentes oxidantes e mediadores inflamatórios. Ainda, os flavonoides atuam no mecanismo celular e molecular da plasticidade sináptica, como por exemplo NMDAR-LTP, promovendo mudanças estruturais e funcionais nas sinapses, reestabelecendo e/ou fortalecendo a função sináptica. Estes efeitos podem estar associados a capacidade de ativar e/ou inibir mecanismos epigenéticos relacionados as desordens neurológicas (p.ex., doença de Alzheimer) e psiquiátricas (p.ex., ansiedade, depressão).

Serão apresentados os resultados de pesquisas realizadas com flavonoides, com enfoque no mecanismo de plasticidade sináptica envolvendo a via PI3K/Akt, PKA, PKC e MAPkinase nos últimos 10 anos. Ainda, será evidenciado os mecanismos neuroquímicos da ansiedade e memória modulados por algumas classes de flavonoides, como por exemplo as flavonas. Portanto, a compreensão de como os flavonoides modificam o mecanismo de plasticidade sináptica no SNC, traz benefícios enormes para a saúde mental.

 

Daniela Rodrigues de Oliveira

Bacharel em Farmácia com habilitação em Insumos e Mediamentos pela Universidade São Francisco (2006). Mestrado (2009) e Doutorado (2014) em Ciências da Saúde – área de concentração Biologia Estrutural e Funcional pela Universidade Federal de São Paulo, e Pós-doutorado (2016) no Centro de plasticidade sináptica, departamento de Fisiologia (Farmacologia e Neurociência) pela University of Bristol, UK. Atualmente, é professor substituto da Universidade Federal do Espirito Santo -UFES e colaborador cientifico da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e pesquisador associado da University of Bristol, UK. Tem experiência na área de Produtos Naturais,Modelagem molecular, Neurociências, Neuroquímica, Psicofarmacologia, Biofísica Celular e Morfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Flavonoides, fitoterápicos e/ou fitofármacos; mecanismo celular e molecular das duas formas de plasticidade sináptica no hipocampo (LTP: potenciação de longo-prazo, e LTD: depressão de longo-prazo), mecanismos de aprendizado e memória e distúrbios cognitivos utilizando estudos comportamentais, biologia molecular, docking molecular, quantificação de neurotransmissores por HPLC e/ou LC-MS, eletrofisiologia (fatias de tecido nervoso). Ainda, desenvolve projetos de extensão na área de Neurociência para a educação aplicando técnicas de Mindfulness.

 

Confira o local no mapa <https://www.google.com.br/maps/place/R.+Arcturus,+3+-+Jardim+Antares,+S%C3%A3o+Bernardo+do+Campo+-+SP,+09606-070/@-23.6778077,-46.5627042,794m/data=!3m1!1e3!4m2!3m1!1s0x94ce43a830e9eeb5:0x236cd49a8954b602!6m1!1e1>.

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.