Seminário: Neuroimagem por Ressonância Magnética: uma ferramenta de integração entre neurociência e medicina

Data: 23/11/16 (Quarta-Feira)

Hora:  12h40

Local: Bloco Beta, Auditório A003 (campus São Bernardo do Campo)

Palestrante: Edson Amaro (USP – Hosp. Albert Einstein)

 

Tema: Neuroimagem por Ressonância Magnética: uma ferramenta de integração entre neurociência e medicina

A utilização de neuroimagem por meio de ressonância magnética tem permitido tanto investigação de fenômenos neurais quanto a possibilidade de trazer para a prática médica uma nova ferramenta e promover entendimento de mecanismos de doença. Porém, a capacidade analítica individual é ainda restrita principalmente em planejamento de tratamentos neurocirúrgicos.

Recentes inovações podem mudar este cenário, com equipamentos de ultra-alto campo em neurorradiologia e novas técnicas de análise.  A primeira RM de 7T na América Latina já está em operação e técnicas de aprendizado de máquina já tem sido utilizada para avaliação de imagens de função e da estrutura cerebral.

Serão abordados os recentes desenvolvimentos, como o Human Connectome Project, as aplicações clínicas e do projeto pisa (http://pisa.hc.fm.usp.br) que é um centro de pesquisa multi-usuário.

 

Edson Amaro

Edson Amaro Jr é médico Neurorradiologista, coordenador científico do Instituto do Cérebro do Instituto de Pesquisa do Hospital Albert Einstein e Prof. Livre docente na Universidade de São Paulo.

Formou-se em Medicina pela USP em 1993, e concluiu a Residência em Radiologia 1996. Foi preceptor dos residentes do Dep. de Radiologia da USP e ao mesmo tempo ingressou no doutorado. Em 2000, defendeu tese de doutorado em Ressonância Magnética funcional pela Universidade de São Paulo (desenvolvendo técnica para reduzir os efeitos do ruído acústico do aparelho).

Ficou 2 anos no Kings College de Londres e retornou em 2002 quando criou o grupo de neuroimagem funcional da Universidade de São Paulo. Em sua volta, iniciou atividades no Departamento de Radiologia do Hospital Albert Einstein, e em 2003 foi nomeado para conduzir os estudos de pesquisa em neuroimagem funcional nos distúrbios do sistema nervoso central. Participou do grupo de estudos da Academia Brasileira de Ciências para diretrizes de Aprendizagem Infantil, é membro da Organization for Human Brain Mapping deste 1998.

Edson orientou 10 alunos doutorado/mestrado, é autor/co-autor de mais de 140 artigos científicos, além de livros e capítulos em revistas científicas. Mantém colaborações ativas com grupos de pesquisa na Inglaterra (Universidades de Nottingham, Surrey e King’s College), Alemanha (Univ. Wurzburg e Marburg), França (Hospital Salpêtriere), Portugal (Univ. Minho) e Estados Unidos (Univ. Harvard) e atualmente é past-Chairman do Latin American Brain Mapping Network.

 

Confira o local no mapa <https://www.google.com.br/maps/place/R.+Arcturus,+3+-+Jardim+Antares,+S%C3%A3o+Bernardo+do+Campo+-+SP,+09606-070/@-23.6778077,-46.5627042,794m/data=!3m1!1e3!4m2!3m1!1s0x94ce43a830e9eeb5:0x236cd49a8954b602!6m1!1e1>.

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.