Seminário: Da percepção à ação. Como a neurociência pode atuar no mundo além-universidade?

Data:  27/04/16 (Quarta-Feira)

Hora:  12h50

Local: Bloco Beta, Auditório A005 (campus São Bernardo do Campo)

Palestrante: Milton Ávila (USP)

 

Seminário:

Da percepção à ação. Como a neurociência pode atuar no mundo além-universidade?

A neurociência cognitiva tem mostrado sua grande importância em aplicações fora da universidade. O emprego de pesquisas básicas sobre a percepção e a cognição se estende da clínica à educação. Áreas em que há uma grande demanda perceptual e cognitiva, especialmente nas quais indivíduos buscam extrair sua melhor performance, são alvos de grandes avanços tanto na aplicabilidade quanto na compreensão de mecanismos neurais envolvidos nestas demandas. Este é o caso por exemplo da música e do esporte, que envolvem refinada aprendizagem perceptual e motora.

Na última década, a aprendizagem perceptual ganhou uma crescente aliada: a integração multissensorial. Diversos trabalhos vêm mostrando benefícios da apresentação de estímulos multissensoriais em protocolos de treinamento perceptual.

Nesta palestra, serão abordados os mecanismos da integração audiovisual, a mudança de paradigma acerca dos córtices “unissensoriais” e como tarefas desta natureza podem beneficiar a aprendizagem perceptual.

Além disso, serão colocadas em discussão as possibilidades de atuação no empreendedorismo utilizando conhecimentos neurocientíficos, através do exemplo da SensorialSports (www.sensorialsports.com), empresa fundada para atuar neste ramo.  Por fim, será aberta a discussão de como um profissional das neurociências pode atuar dentro de uma empresa com o objetivo de desenvolver produtos e realizar pesquisas científicas.

 

Milton Ávila

Milton Ávila é biólogo formado na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, na Universidade de São Paulo. Em 2012 – 2013 completou seu Master 1 no programa Cogmaster, das Universidades École Normale Supérieure, Paris Descartes e École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, desenvolvendo seu trabalho no Centro de Imagem e Pesquisa dos Seres vivos – Neurospin, no Comissariat à l’Énergie Atomique, Saclay, França. Durante este período estudou os mecanismos neurais envolvidos na aprendizagem perceptual através de estimulação multi-sensorial e na tomada de decisão nesta tarefa, utilizando experimentos realizados com Magnetoencefalografia.

No empreendedorismo, é responsável pelo projeto incubado em modelo de pré residência na Supera incubadora de Empresas de Base Tecnológica desde 2015. Neste mesmo ano, foi selecionado para o programa Acelera Startup da FIESP, realizou o seminário EMPRETEC oferecido pelo SEBRAE em parceria com a ONU, no qual conquistou dois dos três prêmios oferecidos pelo seminário, e foi finalista do Prêmio Santander de Empreendedorismo com o projeto SensorialSports.

Atualmente, cursa o Doutorado no Programa de Neurologia do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento, na Faculdade de Medicina de Riberão Preto, Universidade de São Paulo. Trabalha no projeto sobre os efeitos da estimulação audiovisual e da percepção não consciente sobre a aprendizagem perceptual com dados de eletroencefalografia.

 

 

Confira o local no mapa <https://www.google.com.br/maps/place/R.+Arcturus,+3+-+Jardim+Antares,+S%C3%A3o+Bernardo+do+Campo+-+SP,+09606-070/@-23.6778077,-46.5627042,794m/data=!3m1!1e3!4m2!3m1!1s0x94ce43a830e9eeb5:0x236cd49a8954b602!6m1!1e1>.

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.