Palestra “Modulação Serotoninérgica da Plasticidade no Córtex Pré-frontal”
Durante o desenvolvimento pós-natal, o córtex pré-frontal encontra-se num momento caracterizado pela elevada plasticidade sináptica, denominado de período crítico. Nesse período, os neurônios do PFC criam e reorganizam muitas conexões sinápticas, formando a circuitaria neural primordial dessa região. A exposição a agentes estressores nessa fase pode afetar criticamente esse processo interferindo na neuromodulação serotoninérgica.
Prof. Dr. Roberto De Pasquale (USP)
Possui doutorado em neurobiologia (2009) na Scula Normale Superiore di Pisa e fez dois pós-doutorados nos Estados Unidos, (Johns Hopkins University e University of Chicago) e um pós-doutorado na Universidade de São Paulo.
Atualmente é docente no departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas na Universidade de São Paulo. Sua linha de pesquisa estuda a transmissão sináptica no córtex cerebral. Seu laboratório combina técnicas eletrofisiológicas, teste comportamentais e técnicas de biologia molecular, para investigar os mecanismos celulares de duas formas de plasticidade sináptica dependentes da atividade neuronal: a potenciação a longo prazo (LTP) e a depressão a longo prazo (LTD).
Seus projetos de pesquisas atuais investigam os mecanismos pelos quais a experiência modifica as conexões sinápticas do córtex cerebral, buscando entender a relação entre neuroplasticidade e funções cerebrais como cognição, resposta emocional, aprendizado e memória.
A participação é livre, gratuita e não exige conhecimento prévio. Venha conhecer e ampliar seus horizontes!
Quando: 01/08/2018 (Quarta-feira)
Onde: Auditório 5, Bloco Beta, SBC
Horário: 12:50 às 14:00
Colabore: divulgue entre potenciais interessados.