Palestra: O sistema endocanabinoide e seu papel na doença de Alzheimer

“Palestra: O sistema endocanabinoide e seu papel na doença de Alzheimer”

 

A doença de Alzheimer (DA) é uma desordem neurodegenerativa caracterizada por múltiplos déficits cognitivos e alterações histopatológicas como perda neuronal e sináptica e acúmulo da proteína tau fosforilada (p-tau.) Os compostos canabinóides tem importante papel no progresso da DA, de modo que uma redução da quantidade de endocanabinóide no encéfalo de humanos está correlacionada com o déficit cognitivo associado à DA. Além disso, uma das formas dos endocanabinóides exercerem seu papel neuroprotetor em processos neuropatológicos seria aumentando os níveis de HSP70, chaperona envolvida na degradação de p-tau.
A maioria dos estudos que investigou o papel do sistema endocanabinóide na DA utilizou animais transgênicos, que estão mais correlacionados à DA familial, não sendo modelos ideais para mimetizar a DA esporádica, que é a forma multifatorial da doença, correspondente a mais de 95% dos casos. Assim, essa palestra mostrará resultados a respeito do papel endocanabinóide sobre alterações cognitivas, sinápticas e a degradação de p-tau num modelo de DA esporádica em ratos.

Daniel Moreira Silva (UFABC)
Possui graduação em Biomedicina com habilitação em Farmacologia e Mestrado em Biologia Celular e Estrutural Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Bolsista de doutorado FAPESP pelo Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Cognição. Desenvolve pesquisa com foco em neuropsicofarmacologia da memória e biologia molecular da Doença de Alzheimer.

A participação é livre, gratuita e não exige conhecimento prévio. Venha conhecer e ampliar seus horizontes!

Quando: 11/07/2018 (Quarta-feira)
Onde: Auditório 5, Bloco Beta, SBC
Horário: 12:50 às 14:00

Colabore: divulgue entre potenciais interessados.

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.