Palestra: A confluência que deu origem à neuropsicologia

Quando: 28/03/2018 (Quarta-feira)
Onde: Auditório 5, Bloco Beta, SBC
Horário: 12:50 às 14:00

Resumo: Várias disciplinas científicas convergiram nos anos 1950-60 para dar origem à neuropsicologia, que é, estritamente, o estudo de funções cognitivas e emocionais em pacientes com danos no sistema nervoso central, seja de origem degenerativa ou causados por doenças genéticas, de desenvolvimento ou por lesões adquiridas. Um dos ramos da neuropsicologia que se desenvolveu extraordinariamente dedica-se ao estudo da memória e amnésia. Contribuíram para este desenvolvimento desde estudos de psicologia experimental, neurologia, neuroanatomia, neurofisiologia, psicofarmacologia, neurobiologia e outras áreas do conhecimento. Destaque-se que estes estudos continuam a ser realizados intensamente tanto em seres humanos como em animais de laboratório. Mais recentemente, técnicas de neuroimagem, de eletrofisiologia, de simulação e outras foram desenvolvidas e aperfeiçoadas, permitindo verificar mais diretamente o cérebro em  funcionamento durante a execução de tarefas cognitivas. Todas essas convergências passam pelo que se denomina hoje neurociência. Ênfase será dada à integração de dados neuropsicológicos de pacientes amnésicos com teorias da psicologia cognitiva e à necessidade de aprofundar tais achados com o uso de neuroimagem.

Orlando Francisco Amodeo Bueno (UFABC)
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1969), mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (1972), mestrado em Farmacologia pela Escola Paulista de Medicina (1972) e doutorado em Farmacologia, setor de Psicobiologia pela Escola Paulista de Medicina (1974).
Atualmente é professor aposentado da Universidade Federal de São Paulo, orientador permanente do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia desta mesma Universidade, membro de corpo editorial – Dementia & Neuropsychologia e revisor – Revista Estudos de Psicologia. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Neuropsicofarmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, aprendizagem, esquiva inibitória e discriminação de drogas.
Professor Visitante Sênior da UFABC pelo Núcleo Interdisciplinar de Neurociência Aplicada.

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.