Data: 08/11/17 (Quarta-Feira)
Hora: 12h50
Local: Bloco Beta, A003 (campus São Bernardo do Campo)
Palestrante: Prof. Dr. Abrahão Fontes Baptista (UFABC)
Tema: “Plasticidade mal adaptativa, metaplasticidade e Neuromodulação”
A capacidade do sistema nervoso em se modificar é conhecida como plasticidade neural. A plasticidade adaptativa não é um fenômeno exclusivo do sistema nervoso, mas está presente em toda a natureza e se relaciona com a capacidade de adaptação às demandas internas ou externas às quais um organismo biológico é exposto. No sistema nervoso, a plasticidade adaptativa permite com que os nervos periféricos, a medula espinhal, o cérebro e o cerebelo se adaptem a estas demandas. Por outro lado, adaptações no sentido de diminuir a função são descritas como plasticidade mal-adaptativa.
No sistema nervoso, a plasticidade mal-adaptativa está ligada a uma série de doenças, como a dor crônica, as doenças mentais e muitas outras. A modulação da atividade do sistema nervoso com recursos elétricos e/ou magnéticos (definida aqui como neuromodulação) pode ser aplicada no sentido de avaliar e/ou corrigir a plasticidade mal-adaptativa associada às doenças, através da promoção de plasticidade estrutural e funcional. Esta possibilidade tem sido amplamente explorada tanto clínica quanto experimentalmente através de três principais recursos, a Estimulação Magnética Transcraniana (TMS), a Eletroestimulação Transcraniana com Corrente Constante (tDCS) e a Estimulação Elétrica Periférica (PES).
Atualmente se conhece mais sobre a promoção da plasticidade sináptica através destes recursos, pouco se conhecendo sobre outras formas de plasticidade funcional ou sobre a plasticidade estrutural relacionada. TMS, tDCS e PES agem através de mecanismos LTP ou LTD like e, no nível sináptico, promovem plasticidade da plasticidade sináptica, conhecida como metaplasticidade. A compreensão destes mecanismos é fundamental para o uso destas ferramentas tanto do ponto de vista de avaliação, quanto de tratamento.
Neste seminário serão apresentados estes conceitos, assim como algumas lacunas do conhecimento nesta área.
Abrahão Fontes Baptista
Graduado em fisioterapia pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (1992), com especialização em docência do ensino superior pela Faculdade Béthèncourt da Silva (1993), aperfeiçoamento em técnica operatória e cirurgia experimental pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (1999), mestrado (2005) e doutorado (2007) em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutorado na University of Western Sydney (2014).
Tem experiência na área clínica, de educação e em pesquisa, tendo como principais interesses os tópicos dor, lesão e regeneração nervosa periférica, eletroestimulação funcional, neuromodulação não-invasiva e meditação.
Confira o local no mapa<https://www.google.com.br/maps/place/R.+Arcturus,+3+-+Jardim+Antares,+S%C3%A3o+Bernardo+do+Campo+-+SP,+09606-070/@-23.6778077,-46.5627042,794m/data=!3m1!1e3!4m2!3m1!1s0x94ce43a830e9eeb5:0x236cd49a8954b602!6m1!1e1>.