Data: 11/10/2017 (Quarta-feira)
Horário: 12:50
Auditório A005 (Bloco Beta – SBC)
Será que o Sol nasce amanhã? Aprendizado probabilístico em diferentes contextos
Ações eficientes e adaptativas requerem que os agentes busquem predizer regularidades em um ambiente intrinsecamente sujeito à aleatoriedade. Portanto, o ciclo percepção-ação que nos caracteriza se beneficia de um aprendizado baseado em informações parciais, de natureza majoritariamente probabilística. Dentre as tarefas que nos desafiam cotidianamente, a previsão de eventos binários (tais como se prever um dia de sol ou de chuva, ou uma alta ou queda de ações na bolsa) representa uma parcela relevante de nossa interação com o ambiente. Dada sua ubiquidade e aparente simplicidade, o aprendizado probabilístico de eventos binários se mostra muito conveniente para o estudo experimental dos mecanismos cognitivos que o determinam e de fatores que o modulam.
Neste seminário serão apresentados resultados de um projeto que buscou revelar a natureza geral ou específica dos mecanismos de aprendizado probabilístico em relação à dimensão perceptual em que opera; também serão apresentados resultados preliminares de um estudo de campo onde as estratégias decisionais adotadas por indivíduos de uma população indígena brasileira foram comparadas às de uma amostra da população europeia.
Marcus Vinícius Chrysóstomo Baldo
Médico pela Universidade de São Paulo (1985) e Bacharel em Física, também pela USP (1989), doutorou-se em Fisiologia Humana (Neurofisiologia) pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP (1990), realizando seu pós-doutoramento na Universidade da Califórnia, Berkeley (1993-1995). Docente do ICB-USP desde 1988, é Professor Associado 3 (livre-docente) do Departamento de Fisiologia e Biofísica, onde coordena o Laboratório de Fisiologia Sensorial “Roberto Vieira”, dedicado à neurofisiologia da percepção e cognição. Exerceu os cargos de Tesoureiro e Presidente da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) nas gestões 2005-2008 e 2008-2011, respectivamente, e de Secretário Geral da Federação de Associações Latino-Americanas de Neurociências (FALAN), no biênio 2009-2011.
É Associate Fellow da Higher Education Academy (AFHEA), Reino Unido, atuando, no momento, como pesquisador visitante do Laboratório de Neuropsicologia e Neurociência Cognitiva, no Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford.