Data: 04/10/17 (Quarta-Feira)
Hora: 12h50
Local: Bloco Alfa 2, A2-S302 (campus São Bernardo do Campo)
Palestrante: Prof. Dr. Luiz Roberto Giorgetti de Brito (USP)
Tema: “Neurodegeneração e neuroproteção: estudos em modelos animais”
O aumento da expectativa de vida tem propiciado um aumento na incidência de doenças neurodegenerativas associadas à idade, que passaram a representar um sério problema de saúde pública. Em busca de procedimentos terapêuticos que possam ser usados nas doenças de Parkinson e Alzheimer, por exemplo, temos desenvolvido nos últimos anos uma série de estudos com modelos animais.
Uma das linhas de pesquisa mais bem sucedidas, e que será o foco do seminário, envolve a NADPHoxidase (Nox), enzima que produz espécies reativas de oxigênio e portanto pode contribuir para a fisiopatologia daquelas doenças. Usando bloqueio farmacológico e modelo de animal nocaute para a Nox2, demonstramos que tanto em modelos de lesão retiniana, epilepsia, Parkinson e Alzheimer, foi possível conseguir neuroproteção muito evidente. Esses resultados sugerem que a Nox está de fato envolvida na fisiopatologia de doenças neurodegenerativas e pode representar um alvo terapêutico muito promissor.
Luiz Roberto Giorgetti de Brito
Possui graduação em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal de São Paulo, Aperfeiçoamento na Università di Pisa, Itália, Mestrado em Fisiologia e Biofísica pela Universidade Estadual de Campinas, doutorado em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo, Livre-Docência em Fisiologia pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado em Neurociências na University of California, San Diego.
Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Foi Chefe do Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB/USP por três mandatos, Diretor do ICB/USP, Vice-Diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP e Presidente das Comissões de Pesquisa e de Pós-Graduação do ICB/USP. É membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências. Atuou nas diretorias da Sociedade Brasileira de Fisiologia, Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento e Federação de Sociedades de Biologia Experimental.
Sua atividade principal em pesquisa envolve as neurociências, com uma abordagem multidisciplinar, sendo o cerne de sua atuação a comunicação celular no sistema nervoso e as doenças neurodegenerativas.
Confira o local no mapa <https://www.google.com.br/maps/place/R.+Arcturus,+3+-+Jardim+Antares,+S%C3%A3o+Bernardo+do+Campo+-+SP,+09606-070/@-23.6778077,-46.5627042,794m/data=!3m1!1e3!4m2!3m1!1s0x94ce43a830e9eeb5:0x236cd49a8954b602!6m1!1e1>.