Data: 18/10/17 (Quarta-Feira)
Hora: 12h50
Local: Bloco Beta, A003 (campus São Bernardo do Campo)
Palestrante: Prof. Dr. Leandro Leonardo Batista (USP)
Tema: “Intersecção entre os métodos e teorias da comunicação e os estudos da Neurociência”
Dada a natureza complexa das questões de pesquisa que abordam os processos e efeitos da comunicação, não é surpresa que certos avanços teóricos e metodológicos tenham surgido a partir de estudos em múltiplas disciplinas, uma vez solidificado o caráter heterogêneo da comunicação como campo do saber.
Recentemente, essa abordagem interdisciplinar também se expandiu para incluir os processos neurais, examinados principalmente com técnicas de neuroimagem, dando origem a um novo subcampo de investigação, denominado communication neuroscience (Falk, 2010; 2013) ou “neurociência da comunicação”.
A integração de suas ferramentas aos métodos mais comumente usados em estudos de comunicação como pesquisas surveys, análises de conteúdo, grupos focais, experimentos diversos, entre outros, pode expandir as teorias da comunicação, fornecer insights práticos sobre os efeitos da mídia e ajudar pesquisadores na compreensão do funcionamento do cérebro no consumo como conseqüência das manifestações que circulam em nosso ambiente midiático (Falk, 2013, Falk et al, 2012).
Nesta apresentação vamos abordar os aspectos da communication neuroscience e trazer alguns exemplos de pesquisa em comunicação realizados no laboratório 4C: Centro de Comunicação e Ciências Cognitivas da ECA-USP, que partindo do uso do eye tracker tem feito alguns estudos exploratórios sobre o tema. O objetivo desta apresentação é despertar o interesse dos “neuro-estudiosos” na aplicação em temas relacionados ao mundo da comunicação e principalmente da propaganda.
Bibliografia:
Falk, E. B. (2010). Communication neuroscience as a tool for health psychologists. Health Psychology, 29(4), 355–357
Falk, E. B. (2013). Can neuroscience advance our understanding of core questions in Communication Studies? An overview of Communication Neuroscience. Communication@ the Center, 77-94.
Falk, E. B., Berkman, E. T., & Lieberman, M. D. (2012). From neural responses to population behavior: neural focus group predicts population-level media effects. Psychological science, 23(5), 439-445.
Leandro Leonardo Batista
Graduado em Física pela USP, possui mestrado em Propaganda – University of North Carolina (1990) e doutorado em Comunicação Social – University of North Carolina (1996). Atualmente é professor doutor da ECA-Universidade de São Paulo. Tem experiência acadêmica e profissional na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Propaganda, atuando principalmente nos seguintes temas: campanhas públicas, publicidade, pesquisa de mercado, comunicação de riscos e comportamento do consumidor, com foco em recepção e persuasão.
Confira o local no mapa <https://www.google.com.br/maps/place/R.+Arcturus,+3+-+Jardim+Antares,+S%C3%A3o+Bernardo+do+Campo+-+SP,+09606-070/@-23.6778077,-46.5627042,794m/data=!3m1!1e3!4m2!3m1!1s0x94ce43a830e9eeb5:0x236cd49a8954b602!6m1!1e1>.