Data: 05/07/17 (Quarta-Feira)
Hora: 12h50
Local: Bloco Beta, Auditório A003 (campus São Bernardo do Campo)
Palestrante: Prof. Dr. Fábio Cardoso Cruz (UNIFESP)
Tema: “Uso do promotor c-Fos para mapear os circuítos neurais relacionados à recaída ao uso de drogas”
A compreensão dos mecanismos moleculares envolvidos na dependência de drogas de abuso, pode contribuir para a descoberta de novos alvos terapêuticos e consequentemente para o desenvolvimento de fármacos mais eficazes para o tratamento desse grande problema social. Uma das teorias mais recentes sobre a dependência a substâncias de abuso propõe que a dependência envolve comportamentos de aprendizado associativo em que com o uso repetido da substância de abuso, o indivíduo associa o efeito da droga com estímulos ou dicas do ambiente onde a substância está sendo consumida. No decorrer do uso, somente a exposição a essas dicas ambientais poderia desencadear a fissura e fazer com que o indivíduo recaísse ao uso das drogas. Estudos recentes, demonstram que essas associações são armazenadas por pequenos grupos neurais seletivamente ativados e que estão distribuídos por diferentes regiões encefálicas e conectados entre si através de sinapses fortes, chamados de neuronais ensembles. Nosso laboratório dedica-se a demonstrar a participação desses pequenos grupos neurais na reinstalação da autoadministração de drogas induzida pelo ambiente. Além disso, investigamos as alterações moleculares presentes em sinapses entre esses neurônios seletivamente ativados nos circuitos límbicos. Para esse propósito, utilizamos ratos transgênicos e vetores virais para caracterizar e quantificar essas populações neurais, que são especificamente ativadas em nosso comportamento. Nesse seminário apresentaremos alguns resultados em que utilizamos as metodologias de inibição farmacogenética por Daun02 e Optogenética para demonstrar o envolvimento desses neuronais ensembles na reinstalação da autoadministração de etanol e cocaína induzida pelo ambiente.
Fábio Cardoso Cruz
Professor Adjunto do Departamento de Farmacologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), mestrado e doutorado em Ciências Fisiológicas pelo convênio UFSCar/Unesp (2002-2008). Realizou estágio de doutoramento no exterior na TUFTS University – Boston, MA – USA (2007). Foi bolsista de pós-doutorado da fundação de auxílio a pesquisa do estado de São Paulo – FAPESP, na Faculdade de Ciências Farmacêuticas – Unesp. Trabalhou no National Institute on Drug Abuse NIDA/NIH, Baltimore, MD – USA (2011-2014). Atualmente é Jovem Pesquisador da FAPESP na Universidade de São Paulo. Investiga, através de modelos animais, os mecanimos moleculares, neuroendócrinos e neuroquímicos relacionados a dependência à substâncias psicoativas de abuso. Trabalha com os modelos de sensibilização comportamental, auto-adminsitração e preferência condicionada por lugar. Além de investigar a influência da idade e do estresse sobre o desenvolvimento da dependência. No NIDA trabalhou com vetores virais, animais trangenicos e citometria de fluxo para identificar em neural ensembles ateracoes neurais relacionadas com a recaída ao uso de drogas. É autor de dois capitulos de livro sobre neuropsicofarmacologia e de capítulos em livros didáticos de farmacologia. Possui relevantes trabalhos na área de dependência. E recebeu o prêmio Return Home Program da International Brain Research Organization.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4804337113083801
Confira o local no mapa <https://www.google.com.br/maps/place/R.+Arcturus,+3+-+Jardim+Antares,+S%C3%A3o+Bernardo+do+Campo+-+SP,+09606-070/@-23.6778077,-46.5627042,794m/data=!3m1!1e3!4m2!3m1!1s0x94ce43a830e9eeb5:0x236cd49a8954b602!6m1!1e1>.