Data: 22/03/17 (Quarta-Feira)
Hora: 12h50
Local: Bloco Beta, Auditório A005 (campus São Bernardo do Campo)
Palestrante: Profa. Dra. Andréa Cristina de Lima (INRAD-HC)
Tema: Validação de um sistema de mensuração de força compatível com o ambiente de ressonância magnética funcional para avaliar ajustes posturais antecipatórios
A investigação dos correlatos neurais do equilíbrio postural ainda é limitada no ambiente de ressonância magnética, principalmente devido à posição deitada e à restrição do movimento da cabeça que pode introduzir artefatos na imagem.
O objetivo desta apresentação será mostrar o equipamento desenvolvido no Instituto de Radiologia da USP para avaliar os correlatos neurais do controle postural envolvido no movimento de iniciação do passo (ajuste postural antecipatório – APA). Primeiramente será apresentada a racionalidade envolvida no desenvolvimento deste equipamento. Em seguida, os procedimentos realizados para sua validação e os resultados parciais da avaliação de jovens e pacientes com doença de Parkinson (DP).
Finalizando, será explicado os próximos passos da pesquisa para o aprofundamento da investigação de uma alteração incapacitante da marcha de pacientes com DP denominada Freezing of Gait (FoG). No FoG, a progressão do corpo durante a marcha é subitamente bloqueada, aumentando o riscos de queda e impactando a qualidade de vida do paciente. Ainda não existem intervenções medicamentosas ou cirurgicas eficientes para esta desordem, pois a fisiopatologia é pouco entendida. Evidências recentes associam a fisiopatologia do FoG a alterações do APA. Desta forma, a utilização do sistema de mensuração de força desenvolvido pela nossa equipe pode elucidar mecanismos importantes envolvidos na fisiopatologia do FoG.
Andréa Cristina de Lima
É pós-doutoranda pelo Instituto de Radiologia e Oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, sendo bolsista FAPESP. Doutora em Ciências da Escola de Educação Física e Esportes da Usp (bolsista CAPES. Foi bolsista de doutorado sanduíche pela CNPQ no laboratório Balance Disorders coordenado pela professora Dr. Fay Horak (http://www.ohsu.edu/xd/research/centers-institutes/neurology/parkinson-center/research/horak-lab-balance/index.cfm) situado na Oregon Health & Science University – Portland – Oregon – Estados Unidos da América). Possui mestrado em Educação Física pela mesma instituição, especialização em Fisioterapia em Neurologia Infantil pela UNICAMP e graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).
Tem experiência na área de Fisioterapia com ênfase em Controle Postural em idosos sadios e com Parkinson, Neuropediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: controle postural, Parkinson, envelhecimento, fisioterapia, neurologia adulto e infantil, desenvolvimento motor, biomecânica e controle motor. É integrante dos seguintes grupos de pesquisa do Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): – Controle e aprendizagem motora -Neurociências motoras Atualmente é colaboradora de pesquisas que investigam as alterações comportamentais posturais após cirurgias cerebrais em pacientes com doença de Parkinson, Paralisia supranuclear, distonias e hidrocefalia de pressão normal idiopática (departamento de neurocirurgia do HC-FMUSP).
Confira o local no mapa <https://www.google.com.br/maps/place/R.+Arcturus,+3+-+Jardim+Antares,+S%C3%A3o+Bernardo+do+Campo+-+SP,+09606-070/@-23.6778077,-46.5627042,794m/data=!3m1!1e3!4m2!3m1!1s0x94ce43a830e9eeb5:0x236cd49a8954b602!6m1!1e1>.