Seminário: Desenvolvimento, saúde mental e cognição em crianças e adolescentes: coorte de nascimentos de Pelotas de 2004

Data: 16/11/16 (Quarta-Feira)

Hora:  12h50

Local: Bloco Beta, Auditório A005 (campus São Bernardo do Campo)

Palestrante: Alicia Matijasevich (USP – NCPI – UFPel)

 

Tema: Desenvolvimento, saúde mental e cognição em crianças e adolescentes: coorte de nascimentos de Pelotas de 2004

A monitorização do desenvolvimento e dos problemas de saúde mental das crianças é fundamental para identificar aquelas em alto risco e garantir atendimento e suporte adequados. O risco de atraso no desenvolvimento cognitivo, físico e social é maior em crianças de países de baixa e média renda, fundamentalmente porque as crianças estão mais sujeitas a problemas perinatais e convivem com maior frequência de ambientes familiares desfavoráveis, onde a estimulação e suporte social são muitas vezes inadequados.

No Brasil, o percentual de crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor é elevado, fundamentalmente entre aquelas de maior risco (baixo peso ao nascer, famílias de baixa renda, com escolaridade materna baixa, etc.). Em cada ano, todas as crianças nascidas de mães residentes na cidade de Pelotas foram captadas e acompanhadas em intervalos regulares até o momento atual. Foram investigadas múltiplas exposições e desfechos nessas crianças, objeto de diversas publicações nacionais e internacionais.

Serão apresentados resultados de pesquisas realizadas com dados das Coortes de Pelotas, estudos de base populacional, iniciados no ano de 1982, e continuados nos anos de 1993, 2004 e 2015. Serão priorizados resultados atuais sobre fatores precoces relacionados com o desenvolvimento e saúde mental de crianças e adolescentes, com especial foco nas consequências da depressão materna sobre a saúde mental dos filhos.

 

Alicia Matijasevich

Graduada em Medicina pela “Universidad de la República Oriental del Uruguay” (1992), com especialização em Pediatria e Neonatologia. Tem mestrado (2000) e doutorado em Epidemiologia (2005) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). No ano 2007 realizou estágio pós-doutoral no Departamento de Medicina Social da Universidade de Bristol, UK.

Desde outubro de 2013 é Professora Doutora do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Membro do Comitê Científico do Núcleo de Ciência pela infância (NCPI). Atua também como Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel. Por mais de dez anos tem trabalhado com estudos de coorte, coordenando diversos projetos de pesquisa no Brasil, com foco principal na avaliação do desenvolvimento em crianças.

Encontra-se atualmente envolvida em três áreas de pesquisa: saúde mental das mães e os seus filhos, avaliação das competências cognitivas e não-cognitivas em crianças e adolescentes e estudo das desigualdades em saúde desde uma perspectiva do ciclo vital. Suas principais colaborações são com a Universidade Federal de Pelotas, Brasil, e as Universidades de Oxford e Bristol, no Reino Unido.

 

Confira o local no mapa <https://www.google.com.br/maps/place/R.+Arcturus,+3+-+Jardim+Antares,+S%C3%A3o+Bernardo+do+Campo+-+SP,+09606-070/@-23.6778077,-46.5627042,794m/data=!3m1!1e3!4m2!3m1!1s0x94ce43a830e9eeb5:0x236cd49a8954b602!6m1!1e1>.

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.