Seminário: É possível prevenir a esquizofrenia – estratégias farmacológicas e não-farmacológicas benéficas investigadas em modelos animais

Data: 03/08/16 (Quarta-Feira)
Hora: 12h50
Local: Bloco Beta, Auditório A005 (campus São Bernardo do Campo)
Palestrante: Profa. Dra. Vanessa C. Abílio (UNIFESP)

Tema: É possível prevenir a esquizofrenia: estratégias farmacológicas e não-farmacológicas benéficas investigadas em modelos animais
A esquizofrenia é um dos mais graves transtornos mentais. Sua manifestação, no final da adolescência/início da vida adulta traz um grande sofrimento para o paciente e seus familiares.
O tratamento é feito com antipsicóticos que, embora representem um enorme avanço, não são eficazes para todos os sintomas e todos os indivíduos. Torna-se, portanto, fundamental investigar possíveis estratégias preventivas, e modelos animais são fundamentais para o avanço deste conhecimento.
Nesse seminário, apresentaremos resultados mostrando o efeito benéfico de intervenções farmacológicas e não-farmacológicas em prevenir a manifestação de comportamentos alterados em modelos animais de esquizofrenia, apontando para seu uso promissor como estratégias preventivas para a doença.

Vanessa C. Abílio
Graduada em Ciências Biológicas-Modalidade Médica na Universidade Federal de São Paulo, Mestrado e Doutorado em Farmacologia, pela Universidade Federal de São Paulo. Pós-Doutoramento na University of Chicago, EUA.
É professora adjunta do Departamento de Farmacologia da Universidade Federal de São Paulo. Tem linha de pesquisa centrada no desenvolvimento de modelos animais para o estudo da esquizofrenia e sua aplicação para a investigação da fisiopatologia da doença e estratégias preventivas e terapêuticas inovadoras.

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.