Seminário: Explorando tecnologias IoT para monitoramento das condições físicas e emocionais de pacientes no contexto de Saúde em Casas Inteligentes

Data:  15/06/16 (Quarta-Feira)

Hora:  12h50

Local: Bloco Beta, Auditório A005 (campus São Bernardo do Campo)

Palestrante: Jó Ueyama (USP)

 

Seminário:

Explorando tecnologias IoT para monitoramento das condições físicas e emocionais de pacientes no contexto de Saúde em Casas Inteligentes

O crescimento da população idosa em muitos países faz com que seja necessário o desenvolvimento de tecnologias assistivas adequadas a esse público.  Diante disso, é possível observar o crescimento de estudos na área de Internet of Things (IoT) com o objetivo de monitorar a saúde e auxiliar no gerenciamento e melhora na qualidade de vida dessa classe da população. Ainda, aplicações de Health Smart Homes por meio de IoT podem ser utilizadas no apoio ao tratamento de reabilitação, fornecendo conectividade entre o indivíduo e o ambiente ao seu redor, provendo mecanismos para ajudar em diagnósticos e prevenção de acidentes e/ou doenças, além de ajudar os pacientes a entender, motivar-se e persistir nas práticas terapêuticas. Embora a importância e a utilização de tais sistemas computacionais continuem a aumentar, a literatura não específica uma metodologia consolidada a ser empregada na concepção de tal aplicação. Nesse contexto surge a oportunidade de explorar sistemas computacionais para identificar o estado físico e emocional, em tempo real, de indivíduos com alguma limitação para monitorar a saúde; por exemplo, identificar o comportamento da rotina do usuário e emitir alertas aos familiares e/ou equipe médica sobre algum evento anormal ou identificar indícios de início de depressão. Este projeto tem como objetivo desenvolver e avaliar um modelo que possa identificar o comportamento da rotina e respostas emocionais dos indivíduos, se flexibilizando de acordo com os sensores e o comportamento individual do usuário, fornecendo uma melhor interação entre dispositivos computacionais no ambiente Health Smart Homes.

Palavras-chaves: Internet of Things, Health Smart Homes, Machine Learning, Middleware, Emoções.

 

Jó Ueyama

Prof. Dr. Jó Ueyama (coordenador do projeto) – é Professor Associado do ICMC/USP e bolsista de produtividade DT-2 do CNPq. Obteve o título de Livre-Docente em Junho/2013 pelo ICMC/USP e o de PhD em Ciência da Computação na Universidade de Lancaster, Inglaterra em 2006. Ele realizou dois pós-doutorados (um na Inglaterra e o outro na UNICAMP) antes de tomar posse como docente na USP. Jó coordenou vários projetos da FAPESP, RNP e do CNPq além o do Office of naval Research Global (Marinha Americana). A sua pesquisa concentra-se atualmente na área de Internet das Coisas e Mobile Health (mhealth).

Finalmente, Jó finalizou, em Janeiro de 2016, a sua licença Sabático na University of Southern California (USC) nos EUA.

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.