Estágio Supervisionado

Estágio Supervisionado do Bacharelado em Neurociência

Projeto Pedagógico do Bacharelado em Neurociência prevê, no capítulo IX, a realização de três estágios supervisionados de curta duração (120 horas em no máximo três meses). A regulamentação dos estágios está de acordo com a resolução CG 17/2017 e a portaria CMCC 67/2017 da UFABC. Esta resolução também estipula as normas para aproveitamento e equivalências.

Recomenda-se entrar em contato com o coordenador de estágios do BNC, atualmente Prof. João R. Sato (joao.sato %ARROBA% ufabc.edu.br), antes do início da atividade ou entrega de documentação, para a certificação de que a atividade pretendida poderá ser considerada Estágio Supervisionado no BNC.

——————–

MANUAL PARA SOLICITAÇÃO DE ESTÁGIO OU APROVEITAMENTO

O estágio supervisionado deverá ser realizado somente se o aluno atender as condições para realizar o estágio curricular, descritos na Resolução CG 17/2017 e a portaria CMCC 67/2017 e resumidos abaixo. O estágio supervisionado consiste em estágio em empresas (ou instituições públicas/privadas) ou aproveitamento de atividades, conforme apresentado nos itens 1, 2, e 3 a seguir.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

a) Antes do início das atividades, o aluno deve esperar o e-mail da divisão acadêmica comunicando a aprovação da solicitação do estágio ou atividade de aproveitamento.

b) A data do início da atividade (para apresentação do relatório final) será a constante do termo de compromisso assinado ou a data do email na Divisão Acadêmica do CMCC.

c) É responsabilidade do aluno monitorar o resultado da sua solicitação de matrícula.

d)Pelo menos um dos estágios deve ser de atividades acadêmicas.

 

A) ESTÁGIO SUPERVISIONADO:

1) CONDIÇÕES PARA REALIZAR O ESTÁGIO CURRICULAR:

Para habilitar-se à realização do Estágio Supervisionado I, o aluno deverá cumprir qualquer uma das seguintes exigências:

I – ter reserva de vaga ou estar matriculado no Bacharelado em Neurociência;

ou

II – ter cursado com aprovação, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) dos créditos em disciplinas obrigatórias do Bacharelado em Neurociência, que não sejam obrigatórios para o BC&T;

ou

III – ter Coeficiente de Progressão (CPk) no Bacharelado em Neurociência igual ou superior a 0,5 (zero vírgula cinco).

2) Para estágio supervisionado em empresas: informações gerais e documentos da PROGRAD sobre estágios (convenios de cooperação e lista de empresas conveniadas) podem ser encontrados neste link.

2.1) Para inscrição (antes do início de atividades): Os seguintes documentos devem ser entregues na Divisão de Estágios da PROGRAD da UFABC (obs: é necessário o contato com o Coordenador de Estágios do BNC antes da entrega dos documentos):

–    Formulário de solicitação de estágio;

–       Uma via do Histórico Escolar e declaração de matrícula, reserva de vaga ou CPk igual ou superior a 0,5;

–       Três (3) vias do termo de compromisso (modelo) assinadas pelo aluno e supervisor de estágio (empresa) (Obs. é necessário que a empresa esteja na lista de empresas conveniadas com a UFABC, caso contrário, será necessário entregar também 2 vias do Convênio de Cooperação);

–       Três (3) vias do plano de trabalho assinadas pelo aluno e supervisor de estágio (empresa)

–       Uma via de Declaração de concordância de orientação de estágio (modelo), assinado por um docente credenciado ao BNC;

2.2) Relatório Final deverá ser entregue no máximo em três meses após o início das atividades. Este relatório deverá ser elaborado conforme as instruções encontradas neste link.

2.3) Carta com atribuição de conceito pelo orientador entregue junto com o Relatório Final neste link.

B) APROVEITAMENTO:

3) Para aproveitamento de atividades como estágio supervisionado: atividades de pesquisa (ex: iniciação científica) e extensão podem ser aproveitadas como estágio supervisionado, desde de que cumpram os requisitos do projeto pedagógico e a resolução CG 17/2017 e a portaria CMCC 67/201 .

3.1) Para inscrição (antes do início de atividades): o aluno solicitante deve entregar na Secretaria do CMCC (Bloco Delta – SBC):

Formulário de Aproveitamento de Estágio devidamente preenchido;

– Uma via do Histórico Escolar e declaração de matrícula, reserva de vaga ou CPk igual ou superior a 0,5, comprovando elegibilidade para o aproveitamento da IC;

– Três (3) vias do plano de trabalho para avaliação pelo coordenador de estágios, contendo objetivos, descrição das atividades a serem realizadas e local; assinado pelo docente orientador, aluno e supervisor (se aplicável). O planejamento deve considerar, no mínimo, 120h de atividades a serem realizada em, no máximo, 3 meses.

3.2) Relatório Final para atribuição de conceito: deverá ser entregue em no máximo 3 meses após início das atividades. O relatório deve conter:

–       Carta do docente orientador autorizando o aproveitamento da atividade como estágio supervisionado, atestando que as atividades tiveram duração superior a 120 horas e atribuindo um conceito.

–       Descrição das atividades  (assinada pelo orientador) contendo contexto e motivação; atividades realizadas; descrição dos fundamentos teóricos; técnicas/métodos utilizados; resultados, discussão e conclusão

–       Ficha de avaliação de Estágio Curricular BNC

C) Princípios Norteadores de Estágios e Aproveitamento

Os princípios norteadores do Estágio Supervisionado e seu aproveitamento estão descritos no Projeto Pedagógico do Curso.

O estágio curricular será regulamentado em normas baseadas nos princípios, conforme seguem:

A) Objetivos

O estágio tem por objetivo:

  • propiciar a complementação do processo de ensino-aprendizagem;
  • possibilitar o desenvolvimento de atividades práticas que contribuam para a formação profissional prática.
  • habilitar o exercício da competência técnica compromissada com o mercado.
  • desenvolver o espírito de investigação, atitudes científicas, criatividade e trabalho em equipe.

B) Organização

Os estágios curriculares ou atividade de aproveitamento em Neurociência deverão ser cumpridos dentro dos períodos letivos regulares. A realização em época diferenciada poderá ser aprovada conforme as necessidades do plano de estágio proposto, a juízo da Coordenação do BNC, ouvida a Coordenação de Estágio.

C) Número de estágios e local de realização:

Deverão ser realizados três (3) estágios sequenciais I, II e III com características diferentes (plano de trabalho), podendo ser tanto em uma das instalações da UFABC quanto em empresas e órgãos públicos e privados. Será incentivada a realização de estágios em instituições e empresas públicas e privadas que não seja a UFABC, porém pelo menos um dos estágios deve ser realizado em uma instituição acadêmica. As atividades do estágio deve ser aprovada pela Coordenação de Estágios antes do início das atividades. A carga horária de cada estágio não pode ser inferior a 120 horas.

A Atividade de Iniciação Científica pode ser validada, a juízo da Coordenação de Estágios, como um estágio de carga horária máxima de 120 horas.

D) Relatório de estágio ou aproveitamento

O aluno deverá cumprir o plano de atividades do estágio ou aproveitamento aprovado pela coordenação de estágio e com acompanhamento do responsável no local, ou seja, supervisor da empresa, e elaborar relatórios periódicos conforme estabelecido no projeto pedagógico do BNC.  Os relatórios deverão ser avaliados e aprovados pelo supervisor. O aluno estagiário deverá encaminhar à Coordenação de Estágio os documentos e relatórios necessários nos prazos previstos e com os critérios de exigência solicitados.  O relatório será apreciado pela Coordenação de Estágios em até 30 dias da entrega do mesmo.

E) Orientação para estágio supervisionado e atividade de aproveitamento

Entende-se por orientação de estágio ou orientação da atividade de aproveitamento o acompanhamento dado ao aluno por um docente credenciado ao Curso em Neurociência, à escolha do aluno (dependendo da disponibilidade do docente) ou indicado pela Coordenação do BNC, no decorrer de sua prática profissional de forma a proporcionar o pleno desempenho de ações, princípios e valores inerentes à realidade do profissional em neurociência. Em linhas gerais, a orientação deverá ser desenvolvida pelo professor orientador, que deverá preencher o termo de declaração de aceite de orientação e fará acompanhamento realizado em reuniões periódicas com o aluno e verificação do relatório final.

F) Avaliação

A aprovação no Estágio Supervisionado do BNC obedecerá às normas regimentais do Sistema de Avaliação da UFABC e regulamentação respectiva. Deverão compor a avaliação do aluno estagiário os seguintes itens: Plano de Trabalho e Relatório Final.

D) Dúvidas Frequentes

 I.         Posso realizar o estágio sendo que ainda não efetuei a matrícula no BNC?

Sim, sob algumas condições. Primeiramente o aluno deve atender às condições de solicitação de estágios descritos no item A deste documento. Para estágios em empresas, pelo fato do aluno não estar matriculado ao BNC, o “Termo de compromisso” deve estar vinculado ao BC&T como estágio não-curricular e assinado pelo coordenador do Comitê de Estágios da UFABC (e não o coordenador de estágios do BNC). Concomitantemente, o aluno deve solicitar o aproveitamento desta atividade como estágio supervisionado do BNC na divisão acadêmica do CMCC. Recomenda-se entrar em contato com o coordenador de estágios do BNC antes da entrega de qualquer documentação.

    II.         Eu trabalho em determinada empresa e gostaria de saber se posso me matricular em Estágio Supervisionado I, II e III de uma só vez?

Não. Os estágios são sequenciais e a matricula no seguinte só pode ser feita com entrega de relatório e a aprovação do anterior. Além disso, conforme projeto pedagógico do BNC, UM dos estágios supervisionados deve ser acadêmico.

  III.         O aluno pode se matricular em IC e em Estágio Supervisionado ao mesmo tempo?

Atividades de IC podem ser aproveitadas como Estágio Supervisionado, conforme as condições descritas anteriormente neste documento.

  IV.         Qual o período para eu realizar a matrícula nas disciplinas de Estágio Supervisionado ou aproveitamento?

A inscrição pode ser realizada em fluxo contínuo. Contudo, de forma a evitar conflito de horários, recomenda-se que as atividades sejam realizadas conforme os quadrimestres letivos da UFABC.

  V.         O estágio supervisionado é obrigatório? Qual a diferença entre estágio curricular e não-curricular?

A realização de três estágios curriculares é obrigatório (e com atribuição de conceito) para colação de grau do BNC, conforme o projeto pedagógico. Contudo, se o aluno quiser realizar estágio mas não quiser vincular esta atividade como estágio supervisionado, ele pode realizá-la como estágio não-curricular.

Comments are closed