Eventos

2017

MEDITAÇÃO PARA TODOS

Oficinas de meditação para todos os interessados, seja praticantes, iniciantes ou experientes.

Todas as terças-feiras, das 18:00 às 19h00 na sala A1-104, no Bloco Alpha 1, em SBC.

Não é necessário fazer inscrição.

Slide1

CONCERTO SINÁPTICO

O Projeto Neurociência e Música na UFABC e a Orquestra Sinfônica de Santo André realizarão no dia 23 de setembro de 2017, às 20h, no Teatro Municipal de Santo André, o Concerto Sináptico II. O concerto será regido pelo Maestro Abel Rocha e terá a participação das pianistas Elza Gushikem e Patrícia Vanzella.

O Projeto Neurociência e Música na UFABC é um projeto interdisciplinar dedicado ao estudo da cognição musical do ponto de vista da neurociência. Foi implementado no início de 2015 no Núcleo Interdisciplinar de Neurociência Aplicada da Universidade Federal do ABC e inclui atividades de ensino, pesquisa e extensão. Seu objetivo é divulgar o conhecimento e estimular a pesquisa na área da cognição musical em busca de um melhor entendimento de como percebemos, compreendemos, memorizamos, imaginamos, produzimos e reagimos emocionalmente à música.

Em 2015, como parte de suas atividades de extensão, o Projeto Neurociência e Música na UFABC realizou o primeiro Concerto Sináptico, no qual explorou o que ocorre em nosso cérebro enquanto ouvimos e fazemos música. Durante o evento, com a colaboração do Prof. João Sato (CMCC), foi possível observar a atividade cerebral de uma das pianistas por meio de ferramentas utilizadas pelas neurociências. Nesta segunda edição do Concerto Sináptico exploraremos o que ocorre no cérebro do maestro ao reger uma orquestra.

Pianistas:

ELZA GUSHIKEM nasceu em Oswaldo Cruz e estudou com a Professora Menininha Lobo, em São Paulo. Aperfeiçoou-se na Escola Superior de Música de Varsóvia, sob a orientação do Professor Jan Ekier. Em concursos de piano recebeu diversos prêmios como o “Jovens Solistas da Filarmônica de São Paulo”, o “Prêmio Chopin” no Concurso Nacional da Folha de São Paulo e o “Prêmio Lili Kraus” no Concurso Nacional de Piano da Bahia. Como solista e principalmente como camerista, tem se apresentado em diversas salas de concerto do país e do exterior. Gravou vários discos e CDs entre os quais “Sarau Brasileiro” e Série Música Brasileira. De 1973 a 1997 foi professora de piano e música de câmara no Departamento de Música da Universidade de Brasília.

PATRICIA VANZELLA possui graduação em Música pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Piano pela Academia Franz Liszt de Budapest (1988) , doutorado em Piano – Música de Câmara pela Catholic University of America (2005) e pós-doutorado no programa de pós-graduação em Engenharia da Informação da UFABC (2010). Até recentemente foi Professora Adjunta no Departamento de Música da Universidade de Brasília e desde 2015 coordena o projeto “Neurociência e Música na UFABC”. Como solista, atuou frente aos principais conjuntos sinfônicos do país, como OSESP, OSUSP e Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro. Como camerista apresentou-se em concertos na Europa, América e Ásia. Tem desenvolvido projetos de pesquisa na área de Neurociência da Cognição Musical em parceria com pesquisadores da University of Toronto, University of London, Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal do ABC, Universidade de São Paulo e Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo.

Print

NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Nicole Francisca Henriques dos Santos (IEDEP Educacional; UFABC)

Etienne Lautenschlager (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo; UFABC)

A educação é uma arte em permanente construção na qual o professor é seu principal protagonista, a formação docente se mantém como fonte de estudos e reflexões, sendo que a interdisciplinaridade apresenta-se como uns dos focos principais de discussão, sob essa perspectiva a proposta desse minicurso é favorecer uma interlocução entre neurociência e a educação matemática procurando proporcionar e motivar a prática de intervenções educacionais empiricamente fundamentadas.

Para isso, apresentaremos e discutiremos aspectos relacionados à dificuldade de aprendizagem em Matemática, sob o enfoque das neurociências. Abordaremos, também, como as redes neurais são estabelecidas no momento da aprendizagem, de que maneira os estímulos chegam ao cérebro, a forma como as memórias se consolidam e como temos acesso a essas informações armazenadas.

Esperamos que o minicurso sirva como palco de discussões a respeito das potencialidades de contribuição entre neurocientistas e educadores, possibilitando explorar aplicações práticas com o intuito de aprimorar, ampliar e diversificar o conhecimento matemático para o ensino, favorecendo o desenvolvimento de intervenções educacionais empiricamente fundamentadas.

Palavras-chave: ensino de matemática; neurociência; formação do professor

Local: a definir UFABC/Campus Santo André (30 vagas)

Para mais informações, clique aqui.

Conversas NeuroMusicais UFABC – 2017

Com grande satisfação anunciamos o terceiro ano da série Conversas Neuromusicais, uma atividade de extensão do Projeto Neurociência e Música na UFABC.

As Conversas Neuromusicais são palestras que ocorrem ao longo do ano e que têm como objetivo divulgar o conhecimento e estimular o debate em uma área de interseção entre a psicologia, a neurociência e a música.

Segue o cronograma dos encontros deste ano: Cartaz divulgacao completo

2016

III Semana do CMCC – 29 a 31 de Março de 2016

O CMCC convida a todos para participar da III Semana do CMCC com o tema “Pesquisa, mercado e inovação”, que acontecerá entre os dias 29 a 31 de março nos dois campi.

O evento é gratuito, aberto a toda comunidade e serão emitidos certificados aos participantes de cada atividade.

Confira a programação no site e inscreva-se! As vagas são limitadas.

Conversas NeuroMusicais UFABC – 2016

É com muita satisfação que anunciamos o segundo ano da série Conversas Neuromusicais, uma atividade de extensão do Projeto Neurociência e Música na UFABC.

As Conversas Neuromusicais são palestras que ocorrem ao longo do ano e que têm como objetivo divulgar o conhecimento e estimular o debate em uma área de interseção entre a psicologia, a neurociência e a música.

A primeira palestra deste ano, nesta próxima segunda-feira, dia 29 /02 (13:00h – Auditório 005 do Bloco Beta, SBC), estará a cargo do Prof. Fábio Leão Figueiredo, que falará sobre “Música, acústica e neurocognição: Um estudo de caso de particular importância para a interdisciplinaridade“.

O Prof. Fábio Leão Figueiredo tem pós-doutorado em Acústica Musical pelo IRCAM (Paris) e pela USP. É Doutor em Ciências Acústicas pela Université Paris 6. É Mestre em Musicologia e Bacharel em Física pela USP. É também formado em violoncelo pela Escola Municipal de Música de São Paulo e atualmente é Professor-Pesquisador em Musicologia na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

As demais palestras ao longo deste ano ocorrerão nos dias 04/04, 06/06, 11/07, 01/08, 03/10 e 07/11.

2015

Simpósio de Neurociência e Cognição Musical e Concerto Sináptico

Nos dias 11 e 12 de novembro, o Núcleo de Cognição e Sistemas Complexos da UFABC realizará o Simpósio de Neurociência e Cognição Musical e o Concerto Sináptico. Os dois eventos são abertos ao público.

SIMPÓSIO DE NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO MUSICAL:

11 de novembro, das 13h às 18h

Auditório 005, UFABC – Campus São Bernardo do Campo.

Participação especial do Coro da UFABC.

Certificados de participação serão emitidos àqueles que realizarem inscrição no seguinte link <http://goo.gl/forms/aNwQxoD8NN>.

CONCERTO SINÁPTICO:

12 de novembro, às 18h

Auditório 001, UFABC – Campus São Bernardo do Campo.

Concerto a dois pianos, com obras de Mozart, Rachmaninoff, Brahms, Bartók, Cage, Gershwin, Piazzolla e Nazarteh.

Pianistas: Patrícia Vanzella e Elza Gushikem

ELZA GUSHIKEM nasceu em Oswaldo Cruz e estudou com a Professora Menininha Lobo, em São Paulo. Aperfeiçoou-se na Escola Superior de Música de Varsóvia, sob a orientação do Professor Jan Ekier. Em concursos de piano recebeu diversos prêmios como o “Jovens Solistas da Filarmônica de São Paulo”, o “Prêmio Chopin” no Concurso Nacional da Folha de São Paulo e o “Prêmio Lili Kraus” no Concurso Nacional de Piano da Bahia. Como solista e principalmente como camerista, tem se apresentado em diversas salas de concerto do país e do exterior. Gravou vários discos e CDs entre os quais “Sarau Brasileiro” e Série Música Brasileira. De 1973 a 1997 foi professora de piano e música de câmara no Departamento de Música da Universidade de Brasília.

PATRICIA VANZELLA possui graduação em Música pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, mestrado em Piano pela Academia Franz Liszt de Budapest, doutorado em Piano – Música de Câmara pela Catholic University of America e pós-doutorado no programa de pós-graduação em Engenharia da Informação da UFABC. Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Música da Universidade de Brasília e coordenadora do projeto “Neurociência e Música na UFABC”. Como solista, atuou frente aos principais conjuntos sinfônicos do país, como OSESP, OSUSP e Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro. Como camerista apresentou-se em concertos na Europa, América e Ásia. Tem projetos de pesquisa na área de Neurociência da Cognição Musical em parceria com pesquisadores da Universidade de Toronto, Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal do ABC, Universidade de São Paulo e Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo.

cartaz - Simposio de Neurociencia - corrigidoUFABC_Concerto Sináptico_cartaz

Veja as fotos em nosso Flickr

III Brazilian Meeting on Brain and Cognition

De 01 à 03/10/2015 o Núcleo de Cognição e Sistemas Complexos da UFABC realizará no Campus da UFABC de São Bernardo do Campo, o III Brazilian Meeting on Brain and Cognition (III BMBC). Este encontro científico é o terceiro de uma série, em que pesquisadores expoentes nacionais e internacionais da área de neurociência e cognição irão se reunir para expor e discutir os resultados de suas pesquisas, idéias e conhecimentos em Neurociência através de módulos temáticos e sessão de apresentação de pôsteres. O BMBC foi criado para ser um evento interdisciplinar em consonância com a proposta da UFABC, de cursos de graduação e pós-graduação em Neurociência e do Núcleo de Cognição e Sistemas Complexos. Desta forma os assuntos abordados no evento deverão abranger um amplo espectro de temas que passam por aspectos moleculares e celulares de regulação neural de processos fisiológicos, perceptuais e patológicos até arte em Neurociência. O evento foi cuidadosamente programado para reunir pesquisadores nacionais e internacionais de renome na grande área de neurociências e, portanto, constitui oportunidade ímpar para o estreitamento de colaborações entre grupos nacionais e estrangeiros, para a troca de informações e conhecimento específico e para a exposição dos estudantes e cientistas inscritos à ciência de nível internacional.

Para mais informações acerca do evento, visite o site bmbc2015.com.br/

O livro de resumos pode ser encontrado aqui.

Veja as fotos do evento no Flickr.

2013

Semana do Cérebro 2013

A Semana do Cérebro é uma campanha global de divulgação dos avanços e benefícios resultantes dos estudos em Neurociência. A cada ano, no mês de março, Universidades, Hospitais e outras organizações, unem-se, durante uma semana, para realizar um esforço coletivo de popularização dos conhecimentos neurocientíficos. Este ano, o Núcleo de Cognição e Sistemas Complexos da Universidade Federal do ABC – UFABC e o Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP uniram-se à Sociedade Brasileira de Neurociências – SBNeC para ampliar os esforços na divulgação em Neurociência. Com o tema “Conecte seu cérebro”, pretendemos dialogar com a população de diversas faixas etárias como o nosso cérebro se comunica e permite que nos comuniquemos com o mundo. Ao longo da semana (11 a 16 de março), ocorrerá 3 eventos com diferentes públicos-alvo. No dia 11, em uma escola municipal de ensino fundamental iremos ensinar Neurociência para as crianças; no dia 13 de março acontecerá uma palestra na UFABC para alunos da graduação; e no dia 16 encerramos a semana com uma exposição ao ar-livre no parque do Ibirapuera para dialogar com público em geral sobre o funcionamento do sistema nervoso central.

Mais informações na página do facebook.

2012

Participação de integrantes do Núcleo de Cognição e Sistemas Complexos na XXVII Reunião Anual da FeSBE

Entre outras atividades, como seminários, simpósios e sessões de painéis, pesquisadores do NCSC participaram na reunião anual da FeSBE com o curso “Métodos Não-Invasivos na Neurociência Cognitiva: Um Tutorial em Psicofísica, Eletroencefalografia e Neuroimagem”. Os profs. Peter Claessens e André Cravo, da Universidade Federal do ABC, apresentaram aulas sobre psicofísica e eletroencefalografia, respectivamente. A doutoranda Renata Lima, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, apresentou uma aula sobre neuroimagem. Uma versão em PDF das apresentações pode ser baixada aqui:

2011

I Workshop em Modelagem Matemática e Computacional em Neurociência.

A primeira edição do WMMCN ocorrida em novembro de 2011 reuniu pesquisadores da UFABC, doKing’s College London, da Université de Liège, e da University College London que atuam nas áreas de modelagem fisiológica e comportamental, redes neurais, e aprendizagem de máquina aplicada à neuroimagem. Clique aqui para acessar a notícia sobre o evento.

2010

Brazillian Meeting on Brain and Cognition.

A primeira edição do BMBC, que ocorreu em setembro de 2010 na UFABC, contou com convidados proeminentes de instituições nacionais e Internacionais, apresentando seus mais relevantes e recentes trabalhos, uma oportunidade única de discussão entre pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação a fim de apresentar e consolidar a Ciência da Cognição Brasileira no contexto Internacional. Teve como objetivo estimular a produção científica e tecnológica de ponta em neurociência cognitiva a partir da aproximação de pesquisadores de diferentes especialidades, onde se pretende avançar nas questões fundamentais e práticas relacionadas com a mente e o cérebro. Clique aqui para acessar a página do evento.

Minissimpósio: Bases Neurobiológicas da Doença de Parkison.

Pesquisadores de referência internacional palestraram no Bloco B da UFABC, sobre o tema “Bases neurobiológicas da doença de Parkinson“. Neste link, a página deste evento ocorrido em 26 de fevereiro de 2010.

2009

Cognição, uma perspectiva interdisciplinar.

O curso “Cognição, uma perspectiva interdisciplinar” foi ministrado por professores da UFABC na XXIV Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) que também foi sede do XXXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC). O evento ocorreu em Águas de Lindóia, em agosto de 2009. Clique aqui para acessar a página com a notícia do evento.

Comments are closed