Concertos Sinápticos

Os CONCERTOS SINÁPTICOS são eventos extensionistas do Grupo NEUROMÚSICA UFABC que têm por objetivo divulgar a ciência através da música.


 

CONCERTO SINÁPTICO DOS ANIMAIS – O cérebro musical na pandemia

A música é uma atividade essencialmente social. Seres humanos geralmente se divertem  fazendo música juntos ou participando em atividades musicais. Durante a pandemia de COVID-19, devido às recomendações de distanciamento social, os músicos foram impedidos de fazer o que mais gostam: tocar com outros músicos, ao vivo, na presença de um público. Neste CONCERTO SINÁPTICO, apresentamos uma versão do Carnaval dos Animais de Camille Saint-Saëns na qual falamos sobre ciência e fazemos uma espécie de ode à alegria de fazer música juntos, mesmo quando “juntos” significa estar em nossas próprias gaiolas, como animais em um zoológico… [CLIQUE NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO CONCERTO]

YouTube_ThumbnailNovo

https://youtu.be/K-I0x2Wy2wg


 

CONCERTOS SINÁPTICOS I e II  – O cérebro musical em ação 

O NEUROMÚSICA UFABC apresentou em 12/11/2015 o primeiro Concerto Sináptico – um concerto comentado realizado pelas pianistas Elza Gushikem e Patrícia Vanzella. Nesse evento exploramos o que ocorre em nosso cérebro enquanto ouvimos e fazemos música. O programa incluiu obras para dois pianos de W.A. Mozart, S. Rachmaninoff, J. Brahms, B. Bartók, J. Cage, G. Gershwin, E. Nazareth e A. Piazzolla.

A segunda edição do Concerto Sináptico foi realizada em 23/09/2017,  em parceria com a Orquestra Sinfônica de Santo André, sob a direção do Maestro Abel Rocha. Desta vez, exploramos o que ocorre no cérebro do maestro ao reger uma orquestra. No programa do  concerto constaram obras de C. Saint-Saëns e L. van Beethoven.

Durante esses eventos foi possível observar a atividade cerebral de uma das pianistas e do maestro por meio de Near Infrared Spectroscopy (fNIRS). No Segundo Concerto Sináptico, além do fNIRS, usamos também um Eye-Tracker, com o qual pode-se observar o movimento ocular de um dos músicos da orquestra (na primeira parte do concerto) e do maestro (na segunda parte do concerto).  A utilização desses equipamentos durante os dois eventos esteve sob a coordenação do Prof. João R. Sato.

Concerto Sináptico II
23 de setembro de2017
Teatro Municipal de Santo André

CLIQUE AQUI PARA VER FOTOS DO CONCERTO SINÁPTICO II

Print

 

Concerto Sináptico I
12 de novembro de 2015 – 17:00h
Auditório 001, UFABC – Campus São Bernardo

CLIQUE AQUI PARA VER FOTOS DO CONCERTO SINÁPTICO I

Cartaz_Concerto Sináptico