O que é o neurônio?

O corpo humano é composto por células dos mais variados tipos e uma delas é o neurônio. O neurônio é a unidade fundamental do sistema nervoso, mas também encontramos outros tipos celulares, como as células da glia. Por muito tempo acreditava-se que as células da glia serviam basicamente dão para dar suporte para o neurônio. Hoje sabemos que elas podem ter muito mais funções. Mas voltemos a falar do neurônio: na estrutura básica de um neurônio encontramos o dendrito, corpo celular, o axônio e os terminais axonais.

O dendrito é muito ramificado e tem a função de receber as informações oriundas do meio extracelular ou de outros neurônios. No corpo celular se encontra o núcleo da célula, a maioria das organelas e o citoplasma. O axônio é a parte responsável por transmitir o impulso elétrico do neurônio para o próximo neurônio e os terminais axonais estão no final do axônio e são responsáveis por liberar neurotransmissores quando necessário. Esta sinalização é conhecida como potencial de ação. Alguns neurônios apresentam envoltório externo no axônio chamado bainha de mielina. A mielina tem origem nas células da glia, como a célula de Schwann, ou dos oligodendrócitos, e ela atua como isolante elétrico, aumentando a velocidade com que a informação é transmitida. A bainha de mielina está afetada em doenças como esclerose múltipla. (Saiba mais sobre Esclerose Múltipla aqui).

Estrutura básica do neurônio

Estrutura básica do neurônio

A comunicação entre os neurônios se dá em regiões especializadas denominadas sinapses. As informações são transmitidas com a liberação de neurotransmissores (sinapse química) na fenda sináptica (o espaço entre o terminal axonal de um neurônio e o dendrito de outro). Estes neurotransmissores interagem com receptores do neurônio seguinte, transmitindo a informação adiante. Outra forma de transmissão de informação ocorre por troca de íons entre dois neurônios (sinapse elétrica).

*Texto escrito pelos alunos dos projetos de extensão vinculados ao Bacharelado em Neurociência da UFABC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>